Médicos Sem Fronteiras: alagoana relata experiência em hospital no Afeganistão
Programa completa 30 anos de existência no Brasil
A alagoana Renata Santos contou a sua experiência de vida atuando como psicóloga no Afeganistão, durante as eleições de 2014, pelo programa Médicos Sem Fronteiras (MSF).
Natural de São Miguel dos Campos, Renata já participou de 11 projetos ao redor do mundo, como no Líbano, Iraque, Turquia, Moçambique e em Brumadinho, onde auxiliou na equipe de saúde mental após o rompimento da barragem.
Contando um pouco mais sobre suas experiências, a psicóloga descreveu como foi atuar em um hospital de traumas no Afeganistão. “Foi uma época de eleições para presidente no país, e havia um clima tenso no ar. No dia anterior, escutamos barulhos de bombas cada vez mais próximos”, relatou.
Apesar de não ter sido atingida por nenhuma bomba, a miguelense relatou ter vivido muitos desafios durante a sua atuação profissional no país. Com um tom de satisfação, Renata explicou a satisfação de poder atuar no front.
“Às vezes, pensam que vivemos em constante abnegação. Isso até faz parte, mas a satisfação e os ganhos de um trabalho como o nosso são muito valiosos. Não é só uma vida de sacrifícios”, disse
Em 2021, o MSF completa 50 anos de existência no mundo e 30 no Brasil. De acordo com um levantamento feito, mulheres como a Renata representam 64% dos 214 profissionais brasileiros que atuam pelo mundo, onde seis dos sete cargos de direção do escritório baseado no Brasil, são ocupados por mulheres.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 700 lideranças de toda Alagoas abraçam a pré-campanha de Francisco Sales
Cal Moreira declara apoio à pré-candidatura de Ceci a deputada estadual
Restaurante Popular de Palmeira comemora quatro anos com almoço gratuito
Renato Filho defende pacto com municípios para descentralizar saúde em Alagoas
Prefeitura de Maceió mantém ações de ordenamento no viaduto da antiga PRF
Placas de concreto danificadas são substituídas no calçadão do Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
