Meio ambiente

Alagoas ganhou 14% de áreas de praias e dunas nas últimas duas décadas

Estado foi o pior do Nordeste a preservação esses biomas

Por 7Segundos 29/10/2021 15h03 - Atualizado em 29/10/2021 17h05
Alagoas ganhou 14% de áreas de praias e dunas nas últimas duas décadas
Praia do Patacho é uma das mais lindas do Brasil - Foto: Assessoria

Os dados de um estudo inédito divulgado pelo MapBiomas nesta quinta-feira (28), demonstram que o estado de Alagoas ganhou 14% de áreas de dunas e praias nos últimos 20 anos.

Em comparação aos demais estados do Nordeste, Alagoas fica na primeira posição das Unidades da Federação (UF) que mais deram origem a esses ecossistemas nas últimas duas décadas.

Em contrapartida, o estado de Alagoas ocupou a última posição entre os estados do Nordeste onde se teve a maior preservação dessas áreas. Em outras palavras, foi em Alagoas onde mais se teve alterações nas áreas desses biomas.

Nas últimas décadas, inclusive, o estado registrou uma perda de 7% da sua área de praias e dunas, dividindo o terceiro lugar com Sergipe na lista de estados do Nordeste onde mais houve uma perda dessas regiões.

Preservação

A Paraíba foi o estado que mais se destacou na preservação de suas áreas de dunas e praias, registrando 92% de preservação desses biomas, com apenas 4% de perdas e ganhos dessas localidades. Em segundo lugar está o Maranhão, com 89% de preservação e somente 5% de perda e 7% de ganho de novas áreas de praias e dunas.