Auxílio Brasil: 42% dos inseridos no CadÚnico podem ficar sem o benefício
Novo programa começa a realizar os pagamentos nessa quarta-feira (17)
Em Maceió, mais de 135 mil pessoas, ou, para ser mais preciso, 135.700 pessoas podem ficar sem o novo benefício do Governo Federal: o Auxílio Brasil. O número corresponde a 42,4% dos inseridos no Cadastro Único (CadÚnico) na capital alagoana, que hoje tem um total de 319.716 beneficiários. Esses dados são referentes ao mês de setembro.
O programa substitui o extinto Bolsa Família, criado pelo ex-presidente Lula (PT) em 2003. O atual chefe do Executivo nacional, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou que o novo projeto social, que inicia nessa quarta-feira (17), traria pagamentos de R$ 400. Entretanto, a média dos valores ficou em R$ 217.
Neste primeiro momento, apenas os beneficiários do findado Bolsa Família receberão a verba do Governo Federal. Em Maceió são 184.016 pessoas das quase 320 mil inscritas no CadÚnico. Os demais terão que esperar para realizar um novo cadastro no sistema, para poder ter direito ao benefício.
Na semana passada, centenas de maceioenses formaram filas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e na sede do CadÚnico, para não perderem o valor recebido. À época, o coordenador do programa em Maceió, Diogo Santos, explicou que ninguém perderia por falta de atualização cadastral, porque o prazo de atualização foi prorrogado por mais 180 dias.
Em âmbito nacional, o CadÚnico atende 24.578.491 famílias em extrema pobreza, pobreza e de baixa renda. O cenário é quase o mesmo que a nível municipal, com 40% (9.923.783) não estando apto a receber o benefício, por não estarem inseridos no Bolsa Família.
Tire suas dúvidas
A população pode entrar em contato para tirar dúvidas ou pegar mais informações por meio dos telefones 3312-5924, (82) 98882-8257 (WhatsApp) e do 98882-8212 (WhatsApp). O horário de atendimento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Últimas notícias
Corre FV promove corrida temática de Halloween nesta terça-feira(27) em Fernão Velho
De uma árvore ao coração de Alagoas: Arapiraca celebra sua história e conquistas
As condições para Alfredo Gaspar ganhar espaço no governo de JHC
Homem é flagrado quebrando estrutura metálica de placa de trânsito em Maceió
Carro atropela motociclista e foge sem prestar socorro em Palmeira dos Índios
Teca Nelma desponta como nome para Prefeitura de Maceió em 2028
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
