Geral

Moradores do Eustáquio Gomes realizam protesto na Fernandes Lima por falta de água

População afirma estar sem água há dias

Por 7Segundos 01/12/2021 11h11 - Atualizado em 01/12/2021 21h09
Moradores do Eustáquio Gomes realizam protesto na Fernandes Lima por falta de água
Moradores da parte alta de Maceió protestam em frente à sede da BRK, na Avenida Fernandes Lima, após faltar água em diversos bairros da região há meses - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Moradores dos bairros Eustáquio Gomes e Santa Amélia, realizaram uma manifestação em frente ao Cepa na manhã desta quarta-feira (1º) em protesto contra a falta de água enfrentada pela população nessas localidades.

De acordo com seu Raimundo, um dos afetados pela falta de água, a empresa BRK ambiental havia enviado caminhões pipa para os locais afetados, contudo a medida não convenceu a população.

“A BRK tentou desmobilizar aqui ontem. Ela colocou muitos carros pipas aqui só para desmobilizar o nosso movimento, dizendo as pessoas que vai colocar água, mas a gente sabe que foi um trabalho com maldade, para as pessoas acreditarem mais uma vez nela”, alegou.

A manifestação ocorre na parte central da Fernandes Lima e deverá seguir em direção ao Centro da cidade, contando a adesão de alguns moradores.

“Tamo se organizando para gente descer, vamos encontrar mais pessoas lá. A gente sabe que o pessoal do Eustáquio são pessoas idosas e não tem como ir muita gente, mas a necessidade da gente mostrar para a sociedade e reivindicar que realmente seja tomada algumas providencias, nós vamos sim, independente que tenha milhares de pessoas ou tenha dois ou três, o pessoal do Eustáquio, santa maria, estão sofrendo sem água”, afirmou.

De acordo com a BRK ambiental, a situação se dá pelo rompimento da adutora do Sistema Aviação, operado pela Casal. O sistema vem passando por uma obra de alta complexidade e por conta disso o fornecimento de água para a população vem passando por dificuldades técnicas.

Representantes da BRK se reuniram com alguns manifestantes e durante a reunião o prazo para a volta de água nos bairros afetados foi adiantado, ficando definido o retorno do recurso até o dia 22 de dezembro.

Protestantes em reunião com representantes da BRK - Foto: Cortesia

Confira abaixo, o posicionamento da BRK.

NOTA

A BRK não tem medido esforços para minimizar os transtornos ocasionados pelo rompimento da adutora do Sistema Aviação, operado pela Casal. Diante dessa situação emergencial, a concessionária triplicou o número de caminhões-pipa disponibilizados à população e montou uma força-tarefa – que funciona todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados – para garantir o abastecimento de unidades de serviços essenciais e clientes prioritários diariamente.

Caixas de água comunitárias foram espalhadas pelas regiões mais sensíveis, um comitê interno foi designado especificamente para atender às regiões afetadas e a interação com as lideranças comunitárias foi intensificada por meio de um canal de comunicação direto. Além disso, a empresa tem divulgado a situação de forma ampla junto à imprensa e às comunidades e se colocado à disposição da população para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas a este e outros temas.

O Sistema Aviação, responsável por conduzir a água tratada ao reservatório da BRK para a distribuição à população, passa por uma obra de alta complexidade, que deverá ser concluída até a segunda quinzena deste mês. A BRK tem prestado todo o apoio à Casal e assumiu, inclusive, o investimento e a engenharia da obra para que o problema seja resolvido o mais breve possível.

BRK