Fotógrafa alagoana lança projeto visual para inserir mulheres trans na arte
Projeto é de autoria da fotógrafa Cristal Luz
A fotógrafa alagoana Cristal Luz lançou o projeto fotográfico e audiovisual Ressignificando os Retratos Femininos em Alagoas, com o objetivo de inserir mulheres transexuais na arte e contar as suas histórias de vida.
O projeto foi aprovado pelo edital da Lei Aldir Blanc e contou com a participação da fotógrafa Amanda Bambu e um maquiador. Ao todo sete mulheres trans foram convidadas para participar e contar suas trajetórias de vida.
De acordo com Cristal, o objetivo é visibilizar a realidade dessa população, constantemente marginalizada e violentada pela sociedade. “Um dos objetivos do projeto é que a gente consiga visibilizar a realidade de mulheres trans, específico das mulheres que participaram desse projeto, aprovado pela Lei Aldir Blanc”, explicou.
Além de ensaios fotográficos, as mulheres também fizeram depoimentos audiovisuais contando sobre as suas vivências em sociedade.
“O projeto conta com ensaios fotográficos e entrevistas em audiovisual, tudo retratando de maneira transparente a realidade delas. Elas falam nas entrevistas como elas se sentem, como é a realidade delas dentro de casa, nos sistemas educacionais, no mercado de trabalho, todas as esferas que compõem a sociedade”, explicou Cristal.
Para visualizar as fotos e assistir aos vídeos os interessados podem encontrar todo o conteúdo no Instagram @corpoeidentidade ou através do site - Cristal Luz (ewe fotografias.com.br)