Cultura

Fotógrafa alagoana lança projeto visual para inserir mulheres trans na arte

Projeto é de autoria da fotógrafa Cristal Luz

Por 7Segundos 12/01/2022 11h11 - Atualizado em 12/01/2022 11h11
Fotógrafa alagoana lança projeto visual para inserir mulheres trans na arte
Projeto é de autoria de Cristal Luz, com participação de Amanda Bambu - Foto: Danielle Mota (Lua Om)

A fotógrafa alagoana Cristal Luz lançou o projeto fotográfico e audiovisual Ressignificando os Retratos Femininos em Alagoas, com o objetivo de inserir mulheres transexuais na arte e contar as suas histórias de vida.

O projeto foi aprovado pelo edital da Lei Aldir Blanc e contou com a participação da fotógrafa Amanda Bambu e um maquiador. Ao todo sete mulheres trans foram convidadas para participar e contar suas trajetórias de vida.

De acordo com Cristal, o objetivo é visibilizar a realidade dessa população, constantemente marginalizada e violentada pela sociedade. “Um dos objetivos do projeto é que a gente consiga visibilizar a realidade de mulheres trans, específico das mulheres que participaram desse projeto, aprovado pela Lei Aldir Blanc”, explicou.

Filmagens do projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc. Foto: Danielle Mota (Lua Om)


Além de ensaios fotográficos, as mulheres também fizeram depoimentos audiovisuais contando sobre as suas vivências em sociedade.

“O projeto conta com ensaios fotográficos e entrevistas em audiovisual, tudo retratando de maneira transparente a realidade delas. Elas falam nas entrevistas como elas se sentem, como é a realidade delas dentro de casa, nos sistemas educacionais, no mercado de trabalho, todas as esferas que compõem a sociedade”, explicou Cristal.

Para visualizar as fotos e assistir aos vídeos os interessados podem encontrar todo o conteúdo no Instagram @corpoeidentidade ou através do site - Cristal Luz (ewe fotografias.com.br)