Após mortes de peixe, IMA coleta amostrar da Lagoa Mundaú
Análises físico-químicas e microbiológicas devem indicar as condições da água na região
Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) coletaram amostras de água, em três pontos, na manhã dessa segunda-feira (14), na Laguna Mundaú. As análises serão feitas para averiguar denúncias de que peixes teriam morrido por causas desconhecidas, na tarde do domingo (13). Parte das amostras foram levadas para o Laboratório de Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
As análises físico-quimicas serão feitas pelo laboratório da Ufal, já as microbiológicas serão feitas pela equipe do Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto. A perspectiva é que os resultados sejam divulgados na próxima quinta-feira (17).
Inicialmente, não é possível indicar uma causa provável. Um filme de óleo que teria aparecido sobre a água, e apontado por alguns pescadores como causa, não aparenta ter relação direta com o incidente, considerando que os animais que apareceram mortos não são de superfície. Além disso, moradores da região informaram que o caso teria sido localizado e sem grandes impactos.
Mesmo assim, a equipe técnica do IMA/AL vai dar continuidade às verificações para encontrar possíveis causas e tomar as providências necessárias. A população pode continuar denunciando através do Aplicativo IMA Denuncie e do whatsapp geral do órgão 988339407.