Política

Ex-secretário de assistência social de Maceió é alvo de operação do MPDFT

Francisco Araújo Filho está sendo investigado

Por 7Segundos com Jornal de Brasília 16/03/2022 10h10
Ex-secretário de assistência social de Maceió é alvo de operação do MPDFT
Francisco Araújo Filho - Foto: Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou a Operação Malware, para investigar Contratos de informática do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde (Iges-DF). Francisco Araújo Filho é acusado de assinar contratos com empresas falsas.

De acordo com informações, são R$ 33 milhões em sobrepreço, superfaturamento e danos a hospitais e UPAs coordenadas pelo Iges.

Quatorze mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (16) na sede do Iges e na Secretaria de Saúde. Os alvos são servidores públicos e donos de empresas de informática.

O esquema servia para burlar uma licitação com combinação de preços, simulando os trâmites legais, para contratar uma empresa que ficaria responsável pela readequação das logísticas de informática. Quatro empresas participavam do processo licitatório, mas três eram de fachada.

O contrato foi assinado em 2019, na gestão de Francisco Araújo. Um dos mandados de busca foi cumprido na casa do ex-secretário de Saúde. Outro acontece na casa do empresário Pedro Igor Fernandes, dono da empresa Patrimonial, que também fazia parte do esquema.