Meio ambiente

Tartarugas marinhas são monitoradas via satélite na Costa dos Corais

Expedição começou em Porto de Pedras

Por Maurício Silva 16/03/2022 09h09 - Atualizado em 16/03/2022 09h09
Tartarugas marinhas são monitoradas via satélite na Costa dos Corais
Monitoramento esá sendo feito via satélite - Foto: Biota

Essa semana começou a expedição para captura e marcação de tartarugas marinhas na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. A ação começou na cidade turística de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas. Os animais marinhos estão sendo monitorados via satélite.

A expedição para captura e marcação de tartarugas está servindo também para realizar a marcação da espécie com transmissores via satélite. Com isso, será possível utilizar a telemetria satelital para acompanhar a movimentação das tartarugas marinhas e entender como esses animais usam a área da APA Costa dos Corais.

Monitoração é feita via satélite. Foto: Biota


Essa é a primeira vez que acontece essa ação em Alagoas. A atividade faz parte do projeto "A importância da APACC para a conservação das tartarugas marinhas", executado em parceria entre o Instituto Biota de Conservação e o Laboratório de Biologia Marinha e Conservação da UFAL (Mar Sem Lixo) com patrocínio da Fundação O Boticário.

APA Costa dos Corais

A APA Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até uma pequena parte do início do Litoral Norte de Maceió.

A unidade de conservação inclui os municípios de Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió.

Expedição iniciou em Porto de Pedras. Foto: Biota