Educação

Reitor da Ufal assina aditivo que garante investimentos para curso de agroecologia

Curso receberá investimentos

Por 7Segundos 18/04/2022 10h10
Reitor da Ufal assina aditivo que garante investimentos para curso de agroecologia
Tonholo assina aditivo para curso da Ufal - Foto: Assessoria

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, assinou, na tarde da última quarta-feira (13), o termo aditivo que renova a parceria da Ufal com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a continuidade do curso de Agroecologia na universidade. O documento tem vigência até 2024 e foi assinado no gabinete do reitor, no campus A.C. Simões, em Maceió.

O documento será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e prevê os recursos necessários para o curso em 2022. O Incra vai repassar R$ 342 mil à Ufal neste ano. Até o final de 2024, a autarquia deve investir aproximadamente R$ 940 mil.

O reitor da Ufal destacou a importância da parceria. “Com muita alegria, nós assinamos esse termo que vai propiciar a continuidade de um curso que tem elementos da agricultura familiar, com qualidade, para que os filhos da reforma agrária possam fazer bonito nas suas terras, para impactar e colocar comida boa na nossa mesa", afirmou.

Os valores serão destinados à estrutura e logística do curso, como auxílio financeiro aos estudantes, aos professores, alojamento e alimentação. Com a renovação da parceria e a melhora do cenário em relação à pandemia, a previsão é que o primeiro semestre letivo totalmente presencial já se inicie em maio.

O bacharelado em Agroecologia, destinado a pessoas inseridas no contexto rural, faz parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), mantido pelo Incra e executado em parceria com instituições de ensino. Atualmente, 45 alunos do campo integram a turma, incluindo assentados da reforma agrária e quilombolas. O curso é o primeiro bacharelado em Agroecologia do Pronera no Brasil. Também é o primeiro curso da Ufal pelo programa e a primeira graduação direcionada à população do campo em Alagoas.

“Essa é a primeira vez no estado que o Incra assegura aos assentados a formação de nível superior, por isso, é uma satisfação assinar e dizer que já estamos com recursos garantidos para a continuidade”, afirmou o superintendente do Incra, César Lira. “A Universidade Federal é uma grande parceira, e isso é a realização de um sonho nosso de levar para o assentado, seus filhos e netos, algo tão importante como a educação e a inclusão social”, disse o superintendente.

Na reunião, também foi discutida a ampliação do Pronera na Ufal e a criação de novos cursos voltados para o mesmo público. Tonholo se posicionou em defesa dessa possibilidade. “Considero muito proveitoso o diálogo sobre a expansão de cursos de interesse do Incra, da reforma agrária e da agricultura familiar, e posso garantir que o nosso Ceca (Centro de Agronomia e Ciências Agrárias) está preparado para esse desafio.”