Maceió se transforma em tela e ganha novas paisagens pelas mãos de artistas
Novo urbanismo tem como proposta promover na população o sentimento de apropriação dos espaços públicos
Para onde você olha enquanto caminha pelas ruas de Maceió? Prédios, avenidas, calçadas, viadutos e todo o concreto que tornam a paisagem fria têm se transformado em uma tela de pintura e ganhado cores para dar mais vida aos lugares e integrar as pessoas aos espaços que elas frequentam.
Esse novo urbanismo é uma tendência no mundo inteiro e tem o objetivo de provocar na população o sentimento de apropriação e, com isso, fazer com que ela não só admire, mas use e preserve.
Na capital alagoana, algumas intervenções já são marca registrada da “acupuntura urbana” que está colorindo a cidade, mas as pinturas e o paisagismo ganham cada vez mais espaço por Maceió.
É o que acontece atualmente na orla da Lagoa Mundaú, no Vergel do Lago, na “Rua Aberta”. O asfalto do trecho de avenida que foi interditado para o trânsito está recebendo cores para integrar o piso anteriormente cinza ao verde das árvores e do gramado do canteiro central e às demais cores da paleta natural já presente no ambiente.
A pintura se propõe a dar um recado aos moradores do Vergel e adjacências: o espaço pertence a vocês.
“São ações de um custo mais baixo do que grandes obras estruturantes, mas que têm um diferencial muito importante: conseguem trazer a população para a participação coletiva. É um processo em que a gente estimula o morador a cuidar, a participar da criação, da execução, da continuidade, do zelo, da manutenção. É um convite a preservar o espaço, e a população abraça e corresponde muito mais do que se você decidir fazer uma grande obra em um local e disser: ‘Está aqui entregue’”, explana Fábio Palmeira, gerente da Zeladoria Municipal.
Artes pela cidade
Na Rua Aberta da Lagoa, o piso vai receber formas geométricas em azul e verde, que se somam às “caixas de areia” onde foram instalados brinquedos para as crianças. Também foram instaladas placas de grama sintética, que formam mini campos espalhados por todo o percurso com cerca de 800 metros. A arte, pensada pela arquiteta Adriana Codá, será concluída nos próximos dias.
Em outro ponto da cidade, na Pajuçara, a pista de skate também está ficando mais colorida. Nas muretas e rampas do equipamento, o artista Levy Paz imprime suas ideias criativas sobre esporte, saúde, bem-estar e outros motivos que ele escolheu como inspiração.
Quem mora mais distante da orla, também pode contemplar as ações de urbanismo, como os moradores do Murilópolis e região, que ganharam um espaço mais agradável para caminhar e praticar exercícios, no canteiro central do conjunto, no bairro da Serraria. Por lá, a artista Ana Maia Nobre pintou formas das mais diversas, que lembram artes feitas com objetos e texturas.
No Mirante da Sereia, Litoral Norte, e na bifurcação das Avenidas Gustavo Paiva e João Davino, o trio Chico Simas, Wado e Suel Damasceno criaram roteiros sobre Maceió que podem ser lidos nos elementos sobre a história e a natureza da cidade, como as igrejas, a sereia, os corais e toda a vida marinha.
Outras intervenções foram feitas no Mirante de Chã de Bebedouro, pelo artista Germano Lyra, o Munganga; no Mercado do Artesanato, na Levada, pela artista Joyce Nobre; na orla de Cruz das Almas, pelo artista Persivaldo Figueirôa; na bifurcação da Avenida Dona Constança com a Comendador Leão; na Praça da Bomba da Marieta, ainda em andamento, e na Avenida Walter Ananias, ao lado do trilho do trem.
“São intervenções ambientais, paisagísticas, artísticas, que são tendência no mundo todo, e convidam o morador, falam para ele da importância daquela intervenção, do ganho com qualidade de vida, da maior sensação de conforto”, analisa Palmeira.
Veja também
Últimas notícias
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
