Política

Jó Pereira diz que ex-governador optou por penalizar população alagoana na tarifa de água e esgoto

Deputada teceu críticas a Renan Filho

Por 7Segundos com Assessoria 28/04/2022 12h12
Jó Pereira diz que ex-governador optou por penalizar população alagoana na tarifa de água e esgoto
Deputada Jó Pereira - Foto: Assessoria

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a deputada estadual Jó Pereira (PSDB) criticou o que classificou de postura “incoerente e eleitoral” do ex-governador Renan Filho (MDB) em relação ao reajuste contratual anual da tarifa de energia elétrica em Alagoas e outros estados da federação.

A parlamentar pontuou que, ao criticar o reajuste tarifário autorizado pela ANEEL, Renan Filho “esqueceu” que, quando era governador de Alagoas, e teve em suas mãos a decisão de privatizar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, tão essenciais quanto a energia elétrica, o fez sem adotar na concorrência o critério de menor tarifa para o usuário.

“Além disso, a concessão dos serviços de abastecimento de água esgotamento sanitário assinada pelo governo do estado prevê aumentos anuais da tarifa de água e esgoto. Aumentos esses que já foram sentidos pelos alagoanos em setembro do ano passado e que todos os anos baterão à nossa porta, por decisão do então governador Renan Filho, que definiu critérios equivocados de disputa na concessão e que não decidiu com o olhar que deve ter todos os gestores públicos para as pessoas”, lembrou Jó, reforçando que “criticar o aumento da tarifa de energia sem considerar os aumentos que ocorreram na tarifa de água e de esgotamento em Alagoas é incoerente e eleitoral”.

A deputada estadual falou também sobre outro ponto que o ex-governador “esqueceu” de citar: a decisão do governo federal em antecipar o fim da bandeira vermelha, que vigoraria até o final deste ano, adotando a bandeira verde na tarifa de energia elétrica para os consumidores residenciais.

“Essa medida, que representa uma redução média de mais de 20% nas contas de energia elétrica, possibilitará que nós, consumidores, sejamos um pouco menos impactados pelo reajuste anual contratual. A adoção da bandeira verde fará com que as contas de energia cheguem às pessoas praticamente sem impacto no valor, apesar do reajuste aprovado”, prosseguiu.

Para ela, já Renan Filho optou por penalizar a população alagoana, que está pagando a conta da sua escolha, que não levou em conta os aspectos sociais do contrato de concessão e também não apresentou nenhuma alternativa para reduzir o impacto do aumento da tarifa de água e esgoto no bolso das alagoanas e dos alagoanos.

Jó Pereira destacou, por fim, que “quem tem chance de fazer pelo povo deve fazer sempre. Não deve desperdiçar esse privilégio. Por isso defendo que nós, mulheres, precisamos ocupar os espaços de decisão. Pois o nosso olhar sempre contempla o social dentro do desenvolvimento econômico. Somos as mais afetadas pelas ausências das políticas públicas e de decisões equivocadas como a privatização que não tem como prioridade a melhor tarifa. Tenho a esperança que Alagoas tomará as decisões acertadas no próximo governo”.