Morre Emanoel Araújo, artista plástico e fundador do Museu Afro Brasil
Gilberto Gil e Caetano Veloso prestam homenagem ao artista, que morreu em casa, aos 81 anos; governo de São Paulo decreta luto oficial de três dias
Morreu nesta quarta-feira (7), aos 81 anos, o artista plástico, escultor, fundador e atual curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo. O artista foi encontrado morto por um funcionário do museu em sua casa, na região da Bela Vista, em São Paulo.
Em nota, a assessoria do Museu Afro Brasil se solidarizou com a família e amigos do artista e afirmou que “Emanoel Araújo sempre foi um patriota que elevou e divulgou o Brasil e a cultura do nosso país.”
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, decretou luto oficial de três dias. Em uma publicação em uma mídia social, o governador declarou que o artista plástico “fundou o Museu Afro Brasil e trabalhou durante toda sua vida pela valorização da história da arte afrodescendente brasileira e da arte africana. São Paulo seguirá com seus ensinamentos.”
O velório será aberto ao público. De acordo com informações do Museu Afro Brasil, a cerimônia será realizada na quinta (8), a partir das 9 horas, na sede do museu, com entrada no portão 3 do Parque do Ibirapuera. O sepultamento ocorrerá às 16 horas, Cemitério da Consolação.