De preferido a preterido: Renan Filho pode ficar mesmo sem ministério por decisão de Lula e a pedido de Arthur Lira
Renanzinho cada vez mais fica distante de realizar o sonho de se tornar ministro
O presidente eleito e diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já afirmou que o MDB terá apenas direito a dois ministérios, sendo quem um será indicado pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal. Por outro lado, o partido emedebista quer três ministérios, que seria para acomodar o senador eleito e ex-governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), que é filho do senador Renan Calheiros (MDB). E nesse caminho há a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que pode frustrar os planos de Calheiros para transformar Renanzinho em ministro.
Para resolver essa situação, o MDB deve se reunir nesta quinta-feira (15) para discutir o número de vagas para ocupar ministérios e os nomes que deverão ser indicados para as pastas. De acordo com informações de bastidores, o partido quer que a senadora Simone Tebet seja indicada por Lula, fazendo com que a emedebista fique fora da cota dos dois ministros que a sigla tem que indicar. Com a indicação da parlamentar pelo presidente eleito, o MDB teria a chance de indicar outro senador. Porém, o petista quer evitar perder outro emedebista no Senado para não perder força no Congresso para apoio em votações de projetos favoráveis ao governo.
Enquanto o MDB busca uma solução para agradar os partidários, principalmente, Renan Calheiros, Arthur Lira segue mandando no jogo. O presidente da Câmara quer o Ministério de Minas e Energia, que também é desejado por Renan Calheiros. O deputado federal pelo PP de Alagoas já indicou até o nome do deputado Elmar Nascimento, líder do União Brasil (UB). Além disso, o partido UB quer indicar o senador Davi Alcolumbri, que está cotado para assumir a presidência do Senado Federal.
Últimas notícias
Funcionário de casa de ração morre após sofrer infarto em Arapiraca
Duplicação da AL-115 entre Palmeira dos Índios e Igaci será inaugurada nesta sexta (19)
Blitz da Lei Seca provoca congestionamento de mais de cinco quilômetros
Prefeitura de Maceió convoca mais 41 professores aprovados em PSS da Educação
Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer
Trama golpista: por unanimidade, STF condena cinco réus e absolve um
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
