Aprovação de PEC é vitória de Lula, mas também de Lira, diz cientista político
À CNN Rádio, Renato Dolci afirmou que promulgação da PEC do Estouro mostrou poder de articulação do presidente eleito, do presidente da Câmara e do Centrão

A promulgação da PEC do Estouro, na noite de quarta-feira (21), denota um grande poder de articulação tanto do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, quanto do presidente da Câmara, Arthur Lira.
Esta é a avaliação do cientista político Renato Dolci.
O Senado aprovou, em segundo turno, o texto por 63 votos a 11.
“A votação expressiva mostra a capacidade de articulação do governo Lula, que é conhecido por isso”, disse Dolci, à CNN Rádio.
Ao mesmo tempo, ele destaca que “essa articulação tem fundamental presença de Lira e interesse do Centrão, que apoia a decisão.”
Segundo o especialista, os parlamentares que integram o Centrão estão “de olho na barganha de potenciais cargos que possam vir a cobrar devido ao apoio ao texto.”
Dolci explica que a vitória é do governo, de Lira, que “garante potencial de renovação de sua presidência na Câmara”, e demonstra força do Centrão.
“Sem a capacidade de articulação, seria difícil [aprovar]”, completou.
A PEC mantém o valor de R$ 145 bilhões extra-teto, com o prazo de vigência reduzido de dois para um ano.
“Lula esperava vigência maior para não precisar negociar tão caro as pastas nos ministérios, ter que renegociar PEC ano que vem traz poder de barganha muito alto para o Congresso”, ponderou
*Com produção de Isabel Campos
Últimas notícias

Eduardo Bolsonaro articula nos EUA para evitar sanções após prisão do pai

Cícero Almeida retorna ao rádio e comanda o Forrozão da 96 FM a partir de 18 de agosto

EUA devem rever tarifaço sobre café e carne, avalia Tebet

Homem embriagado e de chinelos viraliza ao completar corrida de 8km

Alcione é exaltada na web após prisão domiciliar de Bolsonaro

Deputada Cibele Moura critica aprovação automática na rede pública: “Como é que a gente premia quem não estuda?”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
