Alagoas

Chuvas afetam produção de água de quatorze municípios da Zona da Mata e Litoral

Companhia monitora mananciais e mobiliza equipes extras para restabelecer sistemas de abastecimento

Por 7Segundos com Assessoria 09/07/2023 11h11 - Atualizado em 09/07/2023 11h11
Chuvas afetam produção de água de quatorze municípios da Zona da Mata e Litoral
Utilidade Pública - Foto: Reprodução/Casal

As chuvas que atingem a Zona da Mata e Litoral de Alagoas estão levando grande quantidade de sedimentos para os mananciais usados para abastecer algumas cidades da região. É o caso dos municípios de Anadia, Matriz do Camaragibe, Maribondo, Taquarana, Paulo Jacinto, Capela, Flexeiras, Novo Lino, Tatuamunha, Joaquim Gomes, Colônia Leopoldina, Passo de Camaragibe, Jundiá e Ibateguara.

Na maioria das localidades, a precipitação carreou matéria sólida onde a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) capta água bruta. Com o aumento das partículas sólidas dissolvidas no líquido, o tratamento fica mais demorado ou sem possibilidade de operação com as condições adequadas.

Devido a essas ocorrências, a Companhia precisou, nesta sexta-feira (7) e, neste sábado (8), reduzir ou paralisar temporariamente a produção de água tratada para esses municípios.

Anadia e Matriz do Camaragibe


Sistemas de abastecimento de Água (SAA) de Anadia e Matriz do Camaragibe paralisados devido à má qualidade da água bruta no manancial. Técnicos da Casal avaliam a situação e, aguardam a melhora da qualidade do líquido, para retomar o sistema de produção com a segurança adequada.

Capela e Maribondo


Em razão das fortes chuvas, as adutoras que compõem os sistemas das duas cidades sofreram avarias e, como consequência, prejudicou o fornecimento de água dos dois municípios. Diante da situação, a Casal está envidando todos os esforços no sentido de recuperar as estruturas.

Taquarana


Em Taquarana, o sistema de produção de água segue temporariamente paralisado, devido à falta de energia na captação de água de bruta que atende a localidade. A Empresa aguarda normalização do potencial elétrico para retomar produção de água.

Paulo Jacinto


Em Paulo Jacinto, a captação de água bruta que atende o município está paralisada. É que devido à forte correnteza do rio, o “conjunto motobomba flutuante”, equipamento que efetua a captação superficial, foi danificado pela água, e também, a estrutura da estação (casa de bombas) foi alagada. Técnicos da Casal aguardam descer o nível do manancial para avaliar os danos causados.

Flexeiras


Já no município de Flexeiras, o sistema de fornecimento de água está temporariamente paralisado desde 23h desta sexta-feira (7), em razão de um rompimento na adutora que compõe o sistema. Equipes da Casal já se encontram no local para realizar os reparos, e preveem que, dependendo das condições climáticas, os trabalhos sejam finalizados em até 48h.

Novo Lino


Em Novo Lino, o abastecimento da cidade está parado desde 15h do dia (7). A matéria orgânica proveniente das chuvas (folhas, galhos, vegetação) na água bruta, isto é, aquela que é captada para posterior tratamento, obstruíram o crivo da moto bomba da estação de captação, além disso, a barragem onde que captado o líquido está assoreada, coberta de lama e areia.

A Companhia já mobilizou equipe técnica para fazer a manutenção do equipamento e realizar a limpeza da barragem. A retomada das atividades, contudo, depende também da melhoria de qualidade do líquido bruto.

Povoado de Tatuamunha (Porto de Pedras) e Passo de Camaragibe


O povoado de Tatuamunha, situado no município de Porto de Pedras, está com o sistema interrompido desde 7h deste sábado (8), em razão da qualidade da água bruta na barragem. Já em Passo do Camaragibe o sistema está paralisado pelo mesmo motivo. A Companhia aguarda as condições adequadas de tratamento, para retomar a produção de água nas duas localidades.

Joaquim Gomes


Em Joaquim Gomes, o abastecimento da cidade está parado desde 23h desta sexta-feira (7). O motivo é que a estação de captação apresentou problemas eletromecânicos. Tão logo os trabalhos sejam finalizados e, contudo, a qualidade da água bruta tenha condições adequadas de tratamento, a companhia voltará a operar o sistema dentro da sua normalidade.

Ibateguara


No município de Ibateguara, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Severo, que atende uma parte da localidade, segue parada desde às 16h desta sexta-feira (7), também em decorrência da interferência das chuvas no manancial, que prejudicam a água bruta e impedem o tratamento.

Colônia Leopoldina


Em Colônia Leopoldina, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está reunindo os equipamentos necessários e mobilizando equipes para efetuar o desassoreamento da barragem. Tão logo os trabalhos sejam finalizados e, os equipamentos reparados, a Companhia voltará a produzir água para o município.

Jundiá


Em Jundiá, sistema está temporariamente interrompido. Técnicos da Companhia constataram problemas mecânicos nas bombas da estação de captação. Tão logo os reparos sejam concluídos, o abastecimento de água começará a ser normalizado.

Casal segue comprometida para restabelecer os sistemas


A Casal segue monitorando os mananciais das cidades afetadas pelas chuvas para que, quando for possível, fazer o tratamento com segurança e qualidade e, portanto, retomar a produção normal de água dos sistemas.

A Companhia ressalta também que está disponibilizando, com o apoio do Governo do Estado e Prefeituras, carros-pipa para as regiões mais atingidas pelas chuvas.

A Empresa está em estado de alerta, comprometida vinte e quatro horas por dia e, por isso, mobilizou todo o seu corpo técnico e equipes extras, com o objetivo de restabelecer os sistemas com a maior brevidade possível. Para outras informações, a Casal disponibiliza aos consumidores o Call Center 0800 082 0195.

Nas localidades, a água tratada pela Companhia é repassada para a concessionária Verde Alagoas distribuir aos moradores.

Atualização neste domingo (9):


Nos municípios de Porto de pedras, Joaquim Gomes, Ibateguara, Taquarana, Paulo Jacinto e Flexeiras os sistemas de abastecimento já retomaram produção de água e, por sua vez, encontram-se em estado de regularização gradativa.

Em Novo Lino, equipes da Casal já se encontram no local para realizar os reparos e limpeza da barragem assoreada.