Campanha Março Lilás oferece serviços de saúde para mulheres no Bom Parto
Iniciativa intensifica atividades voltadas à prevenção do câncer de colo uterino durante todo o mês de março
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) iniciou, nesta sexta-feira (1º), as atividades da campanha Março Lilás – que visa incentivar mulheres ao autocuidado e alertar para a importância da prevenção do câncer de colo uterino.
A iniciativa, que vem com o slogan “Bem me cuido, bem me quero”, conta com a realização de ações, durante todo o mês, em locais públicos e equipamentos de saúde da capital. Atividades educativas, realização de consultas e exames estão entre as atividades que serão desenvolvidas nos locais.
A campanha é organizada pela Coordenação Técnica de Atenção à Saúde da Mulher e Rede Cegonha da SMS, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).
De acordo com a coordenadora técnica da Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Mendonça, além de sensibilizar as maceioenses sobre prevenção, o Março Lilás traz a possibilidade de ampliação do rastreio e diagnóstico de mulheres acometidas pelo câncer de colo uterino.
“É uma campanha muito importante, pois fomenta a promoção à saúde das mulheres com foco na prevenção do câncer de colo de útero. Durante todo o mês, estaremos desenvolvendo uma programação extensa com o intuito de ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde e, com isso, conseguir detectar mais maceioenses acometidas pela doença”, esclareceu.
Início das ações
Como pontapé inicial da campanha, a Saúde da Mulher da SMS disponibilizou, nesta sexta-feira, atividades na Base de Acolhimento e Proteção aos Moradores do Bom Parto.
A ação, que foi direcionada a usuárias atendidas na Unidade Básica de Saúde Geraldo Melo, no Bom Parto, e comunidade do entorno, contou com atividades como panfletagem, palestras educativas, vacinação, cadastramento de usuárias para posterior inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), realização de exames laboratoriais e testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis.
Realização de citologia, atendimento ginecológico com solicitação de mamografia, além de atendimento nutricional, psicológico e com fisioterapeuta também foram oferecidos no dia.
A gerente da Unidade Básica de Saúde Geraldo Melo, Nedja Torres, destaca a importância da ação para o estímulo ao autocuidado entre as mulheres presentes. “O Março Lilás é o momento do ano em que a gente intensifica o alerta para que o público feminino entenda a importância de se cuidar, pois, a mulher, geralmente é aquela pessoa que se doa e cuida de todos os que a rodeiam, mas queremos lembrar que é preciso estar bem cuidada para, só então, poder cuidar bem do próximo”, enfatizou.
Gerente da UBS Geraldo Melo, Nedja Torres. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Gerente da UBS Geraldo Melo, Nedja Torres. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Elaine Salgueiro foi uma das usuárias que esteve recebendo os serviços disponibilizados nesta sexta-feira. Para ela, a ação garante a oportunidade de mais mulheres terem acesso aos serviços e ao cuidado com a saúde.
“Sou atendida na unidade há três anos e me sinto muito valorizada em ver tantos profissionais aqui perto da minha casa, oferecendo serviços que vão fazer muita diferença para minha saúde. Minha avó morreu de câncer e isso me faz estar sempre buscando atendimento médico para ver se está tudo certinho. Essa ação, para mim, foi maravilhosa”, ressaltou.
Usuária revela satisfação em participar da ação no Bom Parto. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Usuária revela satisfação em participar da ação no Bom Parto. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Ações voltadas à autoestima como serviços para o cabelo, manicure e maquiagem fizeram parte da iniciativa. A população também contou com apresentação musical, que animou o ambiente durante a espera pelos atendimentos.
Outras ações do Março Lilás
A próxima ação incluída no cronograma da campanha Março Lilás será o “Sextou no Centro”. A atividade será realizada na próxima sexta-feira (8), em frente à loja Imperador, no Centro da cidade. Na ocasião, as maceioenses contarão com oferta de vacinação, orientações em saúde, realização de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e solicitação de mamografia. Também serão distribuídos panfletos educativos para todos que comparecerem à ação.
No dia 16 de março, acontecerá a Trilha Lilás, em Fernão Velho e no dia 24 de março, haverá o encerramento da campanha no CAT Praia, na Ponta Verde, com panfletagem, orientações em saúde, solicitação de mamografia, vacinação, teste rápido e ventosaterapia.
Dia D
Ao longo de todo o mês de março, unidades de saúde de Maceió também estarão realizando seus Dias D da campanha Março Lilás deste ano.
Nessas datas, serão oferecidos exames citopatológicos e clínico das mamas, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos, vacinação, solicitação de mamografia e sala de espera com assuntos alusivos à saúde da mulher. As datas específicas serão informadas nos locais aos usuários que frequentam as unidades de saúde.
Câncer uterino
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o fator de risco mais importante para o câncer de colo do útero é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que pode ser prevenido por vacina disponível na rede pública de saúde, especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo em prevalência na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer.
Para prevenir a infecção por HPV, e consequentemente o câncer de colo de útero, o Programa Nacional de Imunização disponibiliza a vacina contra HPV na rede pública de saúde para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
A campanha
O Março Lilás é um movimento promovido anualmente com o objetivo de impulsionar a conscientização sobre a prevenção e o controle do câncer do colo do útero, compartilhar informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, bem como contribuir para a redução da mortalidade.
Nomeado Mês da Mulher, em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, este foi o mês escolhido para a campanha Março Lilás, de modo a envolver o cuidado com a saúde na programação especialmente dedicada às mulheres nesse período, promovendo prevenção e bem-estar.