Justiça Federal determina fornecimento de medicamento Zolgensma a criança de 2 anos
Medicamento serve para tratar Atrofia Muscular Espinhal (AME)

A Justiça Federal concedeu o fornecimento do medicamento Zolgensma a uma menina de 2 anos para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença hereditária rara e grave, que pode causar insuficiência respiratória e até a morte. O medicamento, sua aplicação e o aparato necessário ao tratamento são estimados em cerca de R$ 7,6 milhões. De acordo com a decisão do juiz federal Gustavo de Mendonça Gomes, a União deve fornecer o remédio em até cinco dias e em caso de não cumprimento uma multa diária de R$ 2mil será aplicada.
O Zolgensma obteve registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo incorporada ao SUS em 2022 e incluído no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Essas informações foram levadas em consideração pelo magistrado para a tomada de decisão. “Embora não seja unânime dentro da Corte, o Supremo Tribunal Federal, em casos idênticos, possui decisões assegurando o fornecimento da solução terapêutica através do medicamento Zolgensma a crianças portadoras de Amiotrofia Muscular Espinhal – caso da parte autora – e foi além, ao reconhecer a efetividade e relevância da solução terapêutica nos tratamentos que envolverem crianças maiores de 2 anos de idade, não sendo a idade óbice para o fornecimento do medicamento e para o respectivo tratamento”, afirmou o juiz.
A criança foi diagnosticada com AME em setembro do ano passado. A AME é uma doença hereditária, isto é, passada de pais para os filhos, e é degenerativa. A doença interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo, como respirar, engolir e se mover.
Segundo pesquisas, o medicamento só tem eficácia se administrado antes dos 2 anos de idade do paciente.
Últimas notícias

Prefeita Tia Júlia recebe alta hospitalar em Palmeira dos Índios

Operação integrada fiscaliza embarcações no litoral de Maragogi

Vacinação contra gripe Influenza começa no dia 07 de abril em Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta terça-feira (01)

Taxa de Incêndio do Corpo de Bombeiros é declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal

1ª Copa Arapiraquense de Vôlei será realizada neste final de semana no Clube do Servidor
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
