Justiça Federal determina fornecimento de medicamento Zolgensma a criança de 2 anos
Medicamento serve para tratar Atrofia Muscular Espinhal (AME)
A Justiça Federal concedeu o fornecimento do medicamento Zolgensma a uma menina de 2 anos para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença hereditária rara e grave, que pode causar insuficiência respiratória e até a morte. O medicamento, sua aplicação e o aparato necessário ao tratamento são estimados em cerca de R$ 7,6 milhões. De acordo com a decisão do juiz federal Gustavo de Mendonça Gomes, a União deve fornecer o remédio em até cinco dias e em caso de não cumprimento uma multa diária de R$ 2mil será aplicada.
O Zolgensma obteve registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo incorporada ao SUS em 2022 e incluído no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Essas informações foram levadas em consideração pelo magistrado para a tomada de decisão. “Embora não seja unânime dentro da Corte, o Supremo Tribunal Federal, em casos idênticos, possui decisões assegurando o fornecimento da solução terapêutica através do medicamento Zolgensma a crianças portadoras de Amiotrofia Muscular Espinhal – caso da parte autora – e foi além, ao reconhecer a efetividade e relevância da solução terapêutica nos tratamentos que envolverem crianças maiores de 2 anos de idade, não sendo a idade óbice para o fornecimento do medicamento e para o respectivo tratamento”, afirmou o juiz.
A criança foi diagnosticada com AME em setembro do ano passado. A AME é uma doença hereditária, isto é, passada de pais para os filhos, e é degenerativa. A doença interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo, como respirar, engolir e se mover.
Segundo pesquisas, o medicamento só tem eficácia se administrado antes dos 2 anos de idade do paciente.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
