Sefaz Maceió alerta contribuintes sobre importância do Recadastramento Imobiliário 2024
Todo o procedimento deve ser feito pela Internet, no site de serviços da Fazenda Municipal

O Recadastramento Imobiliário 2024, realizado pela Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), já está em vigor e deve ser feito pelo titular ou co-titular do imóvel no site online.maceio.al.gov.br. A atualização cadastral vale para todos os imóveis localizados no Município, sejam eles edificados ou não. Os contribuintes que já se recadastraram em 2023 não precisam atualizar os dados do imóvel.
A coordenadora de Atendimento ao Contribuinte da Fazenda Municipal, Danielle Monteiro, explica que o procedimento é fácil e pode ser feito pela internet, sem necessidade de se deslocar até a sede da Sefaz. Ela também fala dos benefícios que o recadastramento possibilita ao cidadão.
“Muitos imóveis estão com os dados desatualizados e alguns deles possuem direito a benefícios e não sabem, como a isenção para os imóveis com padrão construtivo G e H e os imóveis adquiridos pelos programas de arrendamento do Governo Federal, como o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e o Programa de Arrendamento Residencial (PAR)’’, esclarece.
Para realizar a atualização cadastral é necessário ter acesso a conta do Gov.br. Uma vez logado no sistema de recadastramento, o contribuinte deve informar ao Município se os dados cadastrais do imóvel, que constam no banco de dados da Prefeitura de Maceió, como titularidade, características e condições da propriedade, estão de acordo. Caso encontre algum tipo de divergência ou alteração, ele deve informar ao sistema. Ao acessar a plataforma, o cidadão também tem acesso a todos os imóveis que estão vinculados ao nome dele.
Com a iniciativa, a Fazenda Municipal busca atualizar o banco de dados cadastral imobiliário do Município, ajudando o poder público a entender e mapear informações importantes sobre a distribuição imobiliária na capital alagoana. Além disso, o recadastramento também vai auxiliar em questões como titularidade atual do imóvel.
A Sefaz disponibiliza o e-mail [email protected] para tirar dúvidas e oferecer orientações de forma remota.
Últimas notícias

Operação cumpre 34 mandados contra tráfico e comércio ilegal de armas no Sertão de AL

Dentista investigada por aplicar silicone industrial em pacientes tem registro profissional suspenso

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
