Novas tecnologias e ajuda da população auxiliam a evitar estragos durante quadra chuvosa
Coordenador da Defesa Civil concedeu entrevista na Rede Antena7
Com o início do período chuvoso, a cidade de Maceió já sente os impactos com vários pontos de alagamentos registrados em diversos bairros da cidade. Com isso, alguns órgãos da prefeitura, em ação coordenada, atuam na prevenção e socorro da população que esteja em situação de risco e de vulnerabilidade durante esse período. A Rede Antena 7 conversou, nesta sexta-feira (19), com o coordenador municipal da Defesa Civil, Abelardo Nobre, que falou sobre o trabalho do órgão, e deu alguns alertas para a população.
A chamada quadra chuvosa, que vai da segunda quinzena do mês de abril, até meados de agosto, teve início já no dia 14, com o registro de grande volume de chuvas pela Defesa Civil. Segundo Abelardo Nobre, até o momento, o número de ocorrências já ultrapassa 70 chamados. Ele reforça a importância da população em acionar o órgão em casos de risco.
O coordenador da Defesa Civil explica que existe um plano de ação coordenada do órgão com outras secretarias do município, chamado Previne Maceió, que realiza, durante todo o ano, ações de ampliação de galerias de águas pluviais, limpeza de canais, desobstrução de galarias além das obras de contenção de encostas.
Entretanto, é de extrema importância que a população entenda a sua participação, evitando o descarte irregular de lixo nas ruas. “Os pontos de alagamento registrados pela defesa civil hoje, foram locais em que quando a água desceu, o volume de lixo das áreas de receptação das águas pluviais, era enorme”, diz o coordenador do órgão.
Ele reforça que, aquele lixo jogado de maneira despretensiosa na rua, vai contribuir para prejudicar o escoamento da água da chuva não somente naquela localidade onde o lixo foi descartado, mas também, em bairros próximos.
Nova Tecnologia
Além de trabalhar nas ações de socorro durante um desastre que coloque a vida das pessoas em risco, a Defesa Civil atua, também, na prevenção. Nobre falou sobre a nova tecnologia trazida para a capital alagoana, que consiste na concretagem de encostas localizadas nas áreas de risco. Ele conta essa ação preventiva que já ocorre em outras cidades, porém, foi trazida para Maceió recentemente e tem ajudado de forma significativa.
Competências da Defesa Civil
Abelardo Nobre explica que a população deve acionar o órgão sempre que houver situações que ofereçam risco à população, como o aparecimento de rachaduras na estrutura de imóveis, abertura de crateras, ameaça de deslizamento de terra de encostas ou até mesmo a queda de árvores.
Entretanto, o coordenador informa que a Defesa Civil tem sido acionada para ocorrências que não são de sua competência, como a falta de energia ou falta de água. Nesses casos, em específico, a população deve contatar as respectivas empresas que fornecem os serviços.
O número de contato da Defesa Civil de Maceió é o 199.
Veja a entrevista no link abaixo, a partir de 1 hora e 42 minutos:
Veja também
Últimas notícias
Arapiraca celebra produção de audiovisual com IV Festival de Cinema
WS Estofados lança rifa solidária para reconstrução de fábrica incendiada em Arapiraca
Prefeitura anuncia abertura das matrículas escolares em Matriz de Camaragibe
Motociclista causa batida e foge após colisão na rotatória do Grupo Coringa
Sine Maceió oferece 716 vagas de emprego nesta segunda-feira (1º)
Caso Cláudia Pollyanne: Polícia conclui inquérito e indica dono de clínica por homicídio doloso
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
