Chega ao fim a greve dos Correios em AL; atividades retomadas ainda hoje
Segundo o presidente do Sintec, Alisson Guerreiro, as principais reivindicações da categorias deverão ser atendidas
A greve dos servidores dos Correios chegou ao fim. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintec) do estado de Alagoas, Alisson Guerreiro, em entrevista exclusiva ao Rede Antena7, informou que a categoria deverá retomar os trabalhos a partir desta terça-feira (20), após o período de greve que ocorreu desde o último dia 08. De acordo com Alisson, os trabalhadores aceitaram as propostas oferecidas pela empresa, dentre elas, a realização de um novo concurso público a ser realizado ainda este ano.
A greve, que ocorreu a nível nacional, teve como objetivo reivindicar reajuste salarial, redução do custo do plano de saúde, reajuste de função, além da realização de um novo concurso. Segundo o presidente do Sintec de Alagoas, a empresa propôs o reajuste de R$260 nos salários dos servidores que recebiam até R$6.300. Já para aqueles que tinham salários acima desse valor, o reajuste foi de 4,11%.
Outro ponto que foi acordado entre a empresa e a categoria foi em relação ao valor cobrado da coparticipação dos planos de saúde. Guerreiro afirmou que a empresa aceitou diminuir o valor que vinha sendo cobrado, que era de 30% de tudo o que era utilizado de serviços e despesas médicas, fora o valor da mensalidade. A redução dessa cobrança ficou em 15%. Já com relação ao valor da mensalidade, uma das principais reivindicações dos grevistas, a empresa prometeu apresentar, em até 90 dias, a proposta com a redução do valor.
Sobre a solicitação da realização de um novo concurso público para aumento do efetivo de trabalhadores dos Correios, também solicitado durante o período de greve dos servidores, o presidente do Sintec informou que empresa garantiu que as provas deverão ser realizadas ainda este ano e que, as novas contratações irão acontecer, no mais tardar, até o inicio de 2025.
“A gente espera que a empresa cumpra essas promessas e que, de fato, a gente consiga melhorar o efetivo dos Correios, para que a gente consiga entregar um produto dos Correios melhor para a população”, concluiu Alisson Guerreiro.
Os serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos deverá voltar a normalidade já a partir desta terça-feira (20).