Mais de 90 mil procedimentos foram realizados no Hospital da Cidade
Entre os procedimentos estão consultas, exames laboratoriais, de alta complexidade, cirurgias e partos
O Hospital da Cidade (HC) representa um marco para a saúde de Maceió por ser o primeiro hospital público da história da capital alagoana. O equipamento é referência para procedimentos de alta complexidade, com tecnologia de ponta, infraestrutura e conforto. Além disso, o HC entregou, em 2024, a primeira maternidade pública de Maceió e está em fase de finalização do primeiro Centro de Autismo, que vai levar atendimento qualificado para crianças e mães atípicas.
O equipamento de saúde conta com 220 leitos e seu corpo clínico conta com 355 profissionais das mais diversas especialidades, como clínica geral, cardiologia, geriatria, urologia, cirurgia geral, cirurgia cardiovascular, gastroenterologia, neurologia, terapia intensiva, nefrologia, reumatologia, pediatria, cirurgia vascular, entre outros.
Uma das pacientes beneficiadas pelo atendimento no Hospital da Cidade foi uma senhora de 57 anos com quadro de infarto no miocárdio. Sua sobrinha e acompanhante, Maria Edisleide, fala sobre o serviço prestado. “Ela recebeu um atendimento muito rápido e fez todos os exames. É um hospital muito equipado. Essa transferência salvou a vida dela”, destaca.
Até o momento, o HC realizou 1.131 cirurgias e 85.008 exames e consultas, sendo 65.399 de análises clínicas, 1.771 ecocardiogramas, 3.959 ultrassonografias, 4.347 tomografias e 3.216 consultas, entre outros. No local, também foram realizados 496 exames de hemodinâmica, como angioplastia coronária, angioplastia vascular, cateterismo cardíaco e angiografia.

As mães e bebês da capital também contam com uma estrutura especial no HC, a primeira maternidade pública municipal. O equipamento busca dar mais conforto e segurança às mães e bebês. Com esse novo equipamento, a capital ganha 41 leitos para receber as mães de risco habitual e de alto risco, com uma equipe multiprofissional e equipamentos que vão atender todas as necessidades. No local, já foram admitidas 242 gestantes e 154 nascimentos.
O espaço conta com 22 leitos obstétricos, 10 leitos de UTI Neonatal e nove leitos de observação. Para o atendimento no HC, as mulheres devem ser encaminhadas por outro estabelecimento de saúde.
Excelência nos serviços
O Hospital da Cidade também recebeu duas certificações que atestam o nível de excelência, qualidade e segurança da assistência em saúde que oferece à população de Maceió. O equipamento municipal recebeu a recertificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no nível 3 (o mais alto) e o selo GPTW [sigla em inglês Great Place To Work], significando que a empresa foi certificada como um excelente lugar para trabalhar.
Ao receber o certificado ONA 3, o HC é acreditado com excelência. Isso quer dizer que cumpre ou supera, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; em 80% ou mais os padrões de gestão integrada; e em 70% ou mais os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
Veja também
Últimas notícias
STF afasta possibilidade de candidatura sem filiação partidária em decisão unânime
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
