Criança com autismo está há dois meses sem ir à escola por falta de auxiliar de aula
Semed afirma que está convocando novos profissionais para sanar carência
A família de uma menina de 9 anos, com autismo, procurou a reportagem do 7Segundos para informar que a criança está há dois meses sem frequentar a escola por falta de auxiliar de aula.
Ela estuda há três anos na Escola Maria Cecília Pontes Carnaúba, localizada no bairro Antares. A menina deixou de frequentar as aulas no dia 25 de julho. A família foi informada pela coordenação que a auxiliar de sala havia desistido do cargo.
No entanto, até o momento, nenhum novo profissional foi realocado, como previsto pela Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/12), que estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Ao 7Segundos, a mãe contou que a menina sente falta das aulas e chega a pegar o material escolar e a farda. O pai da criança relatou que é a segunda vez que o fato acontece neste ano.
Em nota, a Semed informou que muitos dos auxiliares convocados "não se apresentam ou desistem de assumir ou permanecer no cargo". A pasta não forneceu uma previsão, mas afirma que está "realizando as convocações até sanar as carências".
Confira nota na íntegra
A Semed Maceió informa que um auxiliar de sala aprovado no PSS foi convocado, especificamente para acompanhar a estudante da Escola Cecília Carnaúba. O profissional foi contratado em maio, no entanto deixou o cargo no final de julho.
Até o momento a Semed já convocou 2.737 auxiliares, via Processo Seletivo Simplificado (PSS), para atender necessidade das crianças que necessitam de acompanhamento em toda a rede municipal de ensino.
No entanto, muitos desses convocados não se apresentam ou desistem de assumir ou permanecer no cargo após se apresentarem, alegando motivações diversas.
A Semed continuará realizando as convocações até sanar as carências.