Encontro Estadual de Museus reúne especialistas e fortalece políticas culturais em AL
Evento no Museu da Imagem e do Som de Alagoas debateu sustentabilidade, diversidade e acessibilidade no campo dos museus
A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) realizou nesta sexta-feira (27) o III Encontro Estadual de Museus, no Museu da Imagem e do Som (Misa), em Maceió. O evento, que reuniu especialistas e representantes do setor, teve como objetivo discutir avanços e desafios das políticas públicas para museus, além de promover a participação ativa de instituições culturais no processo de elaboração do Plano Nacional Setorial de Museus (2025-2035).
Durante o encontro, que integrou o programa (Re) conexões do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), foram realizadas mesas redondas, apresentações culturais e grupos de trabalho focados em temas como sustentabilidade, diversidade, acessibilidade e participação social nos museus.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da iniciativa. "Promover o diálogo entre especialistas e a sociedade é fundamental para fortalecer as políticas públicas museológicas. O Encontro Estadual de Museus reforça o compromisso de Alagoas e do governador Paulo Dantas com a preservação do nosso patrimônio cultural", afirmou a gestora.
A coordenadora do Sistema Alagoano de Museus, Mira Dantas, também ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento das instituições museológicas no estado. "O encontro nos permite identificar as necessidades do setor e promover estratégias que assegurem o fomento, a inclusão e a sustentabilidade dos museus alagoanos. É uma oportunidade para darmos voz a todos os envolvidos, criando políticas mais inclusivas e representativas", explicou.
O evento contou com uma apresentação cultural da Mestra Zeza do Coco, que celebrou as tradições alagoanas. Em seguida, foram realizadas falas institucionais com representantes do setor museológico e cultural. Estiveram presentes o assessor de Relações Institucionais do Ibram, Michel Correa, a superintendente de Diversidade e Patrimônio Cultural da Secult, Perolina Lyra, a coordenadora do Sistema Brasileiro de Museus (Ibram), Vera Mangas, o coordenador do escritório do Ministério da Cultura em Alagoas, Pedro Verdino de Lima, e a supervisora do Misa, Jinny Mikaelly.
O assessor de Relações Institucionais do Ibram, Michel Correia, destacou a importância da escuta ativa na construção de políticas culturais. "Nosso norte nesse período, não apenas do Ibram, mas também do MinC, com a ministra Margareth Menezes e o governo Lula, é a escuta. Mas não uma escuta que apenas ouve e deixa passar, e sim uma escuta participativa e ativa. É um processo de entender que nosso horizonte é muito mais fácil de construir quando as diretrizes e perspectivas são coletivas", disse.
Em sua fala, a superintendente de Diversidade e Patrimônio Cultural, Perolina Lyra, destacou o papel da Secult na valorização e fortalecimento dos museus. “O trabalho que foi feito ao longo desse ano com os encontros regionais e as visitas técnicas aos equipamentos enriquece não só o sistema, mas também a gestão dos museus. Ter esses equipamentos para a salvaguarda da memória é importante, mas é preciso torná-los mais efetivos, atrativos e acessíveis, e a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo”, falou.
A mesa-redonda “Museus: Inspiração de Alagoas” foi um dos destaques da programação, reunindo especialistas como Irina Vegar, do Museu do Tribunal de Justiça de Alagoas, o Ceo do Núcleo Zero, Wener Bagetti, e Igor Rodrigues, do Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa, de Pão de Açúcar. Eles abordaram a relevância dos museus locais para a identidade cultural do estado.
No período da tarde, foram formados grupos de trabalho (GTs) que discutiram temas fundamentais para o desenvolvimento das políticas museológicas em Alagoas. Entre os eixos debatidos estavam o fomento e sustentabilidade dos museus, a educação patrimonial e a transversalidade de gênero, raça e acessibilidade.
O encerramento do evento contou com a apresentação das deliberações dos grupos de trabalho e a sistematização das propostas que serão levadas ao 8º Fórum Nacional de Museus, que ocorrerá em novembro, em Fortaleza.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
