Delegado da PF é confirmado no comando da Interpol
A indicação do Comitê Executivo da Interpol foi ratificada nesta terça-feira (05); A eleição ocorreu em junho deste ano
O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi nomeado nesta terça-feira (05) como secretário-geral da Interpol durante a Assembleia-Geral realizada em Glasgow, Escócia. Ele é o primeiro brasileiro a assumir o cargo nos 100 anos de história da organização.
A nomeação de Urquiza ocorreu após a aprovação da maioria dos 196 países membros. Ele tomará posse em 7 de novembro de 2024 ao fim do mandato do atual secretário, Jürgen Stock, da Alemanha.
A indicação do Comitê Executivo da Interpol foi ratificada nesta terça-feira (05). A eleição ocorreu em junho deste ano.
O cargo de secretário-geral da Interpol é o principal executivo da organização, com um mandato de cinco anos. Atualmente, Urquiza ocupa o cargo de diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e foi vice-presidente da Interpol para as Américas de 2021 a 2024.
Quem é o delegado Valdecy Urquiza
Nascido em São Luís, no Maranhão, Urquiza é formado em direito pela Universidade de Fortaleza e tem pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ele também é ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.
Aos 43 anos, Urquiza será responsável por liderar a Interpol no combate ao crime transnacional.
A plataforma do delegado centrou-se na promoção da diversidade e na modernização da Interpol, bem como no fortalecimento da transparência e da integridade da organização, com vistas a reforçar o papel crucial na cooperação policial e no combate ao crime em todo o mundo.
Veja também
Últimas notícias
Caso Marielle: Cármen Lúcia vota e STF tem maioria para condenar irmãos Brazão
José Dirceu resiste a nome de Renan Filho para chapa de Lula
Dois secretários de Paulo Dantas deixam o governo em abril para disputar as eleições
Carla Dantas pode disputar a Câmara Federal pelo PSD
Madrasta diz, durante julgamento, que mãos sujas de acarajé foram razão da criança ter caído da janela
Vigilância apreende 150 kg de carne imprópria para consumo em distribuidora de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
