Alagoas discute combate ao abandono e maus-tratos de animais
Seminário reúne autoridades com objetivo de promover a conscientização sobre a importância do bem-estar animal
Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do bem-estar animal e discutir soluções para o problema do abandono e maus-tratos, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realizou na última terça-feira (05), o II Seminário Estadual de Bem-estar Animal, no auditório Oscar Sátyro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Centro de Maceió.
O evento, que contou com a presença do governador em exercício de Alagoas, Ronaldo Lessa, reuniu especialistas e autoridades para debater o tema. Além disso, o seminário abordou questões como a responsabilidade da sociedade, a relação entre maus-tratos a animais e violência contra pessoas, e o papel das instituições na proteção animal.

Na primeira mesa redonda sobre a Teoria do Link/Elo, os palestrantes Marcelo Robis e Ariana Gildiscutiram debaeram a correlação entre a violência contra animais e a violência contra humanos, contextualizando a teoria no âmbito da Administração Pública.
A segunda mesa, dedicada ao bem-estar animal, contou com as apresentações de Rosângela Gebara, Robervaldo Davino e Pierre Barnabé. Gebara abordou a identificação de sinais de maus-tratos, Davino apresentou dados sobre a realidade dos crimes em Alagoas, e Barnabé compartilhou as experiências do Grupequi/Ufal. Eronilma Silva apresentou o projeto de extensão Ifanimal.

O governador em exercício, Ronaldo Lessa, parabenizou a iniciativa da Secdef e também as novas gerações que fazem o Governo do Estado. “Quem não tem passado não consegue construir futuro. Quero parabenizar os novos gestores, que fazem o Governo de Alagoas com novas ideias e propostas de políticas públicas que fortalecem as minorias. A iniciativa reflete o compromisso do governo com a inclusão e o fortalecimento de políticas que atendam à diversidade da população”.
De acordo com a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, o seminário foi um marco importante para a discussão sobre a proteção animal em Alagoas. “As palestras e debates promovidos durante o seminário contribuíram para a sensibilização da sociedade e para a construção de políticas públicas mais eficazes no combate ao abandono e aos maus-tratos”, destacou Mendonça.
Veja também
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
