Renan Calheiros convoca embaixador da França e executivos do Carrefour no Brasil após boicote à carne
O senador preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB), aprovou a convocação do embaixador da França em Brasília e de dois executivos do Carrefour no Brasil para debater sobre a qualidade da carne brasileira.
Durante a reunião da comissão dessa quarta-feira (27) no Senado Federal, Renan Calheiros criticou a postura do CEO global do Carrefour que colocou em xeque a confiabilidade da carne comercializada pelo Mercosul.
“Não temos elementos suficientes para concluir qual o propósito do mais alto executivo de uma rede internacional de hipermercados a fazer descabidas, afrontosas, e absurdas declarações sobre a qualidade, segurança e confiabilidade da carne brasileira”, disse.
O senador aponta a possibilidade da fala do CEO atender a um movimento interno na França que é contrário ao acordo Mercosul-União Europeia.
“Não sabemos se a inverdade escamoteia alvos ocultos, como perturbar o acordo Mercosul e União Europeia, se é mero protecionismo ou mesmo fruto da irresponsabilidade de quem deveria primar pela responsabilidade, zelo e honestidade de suas intervenções”, disse.
O senador disse que o convite ao embaixador e aos executivos do Carrefour no Brasil tem o objetivo de aprofundar o debate sobre a qualidade e confiabilidade da carne brasileira e evitar que novos ruídos protecionistas apareçam.