Polícia Militar de Alagoas registra 48 ocorrências envolvendo porte de arma branca em 2024
Segundo a polícia, porte de arma branca é crime quando o artefato é perfurante, cortante ou contundente

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL), em decorrência do número de contravenções penais envolvendo o porte de arma branca, reforça que a prática é proibida. Em 2024, foram registrados 48 casos no estado.
De acordo com o subcomandante de Policiamento da Região Metropolitana da PM-AL, tenente-coronel Hiraque Agnnes, o porte de arma branca é considerado crime quando o artefato é perfurante, cortante ou contundente e utilizado para praticar um ato criminoso.
“É importante destacar que o potencial ofensivo da arma branca deve ser avaliado de acordo com as circunstâncias do caso. Ou seja, é ponderável avaliar quando se trata de um instrumento de trabalho, por exemplo, de quando se trata de um instrumento pensado para cometer assaltos”, ressalta.
De acordo com ele, embora exista a ponderação, o recomendável é que as pessoas, de modo geral, evitem portar estes materiais fora de casa sem autorização, sobretudo em locais de grande aglomeração de pessoas.
Legislação
O porte de arma branca é regulado pelo Artigo 19 da Lei de Contravenções Penais (LCP), referindo-se a artefatos como facas e outros objetos que possuam potencial lesivo. Portar estes objetos fora de casa e sem licença é considerado uma contravenção penal, com previsão de pena de prisão ou multa.
De acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), de outubro de 2024, o porte de arma branca é uma conduta ilegal, sendo considerados, para a aplicação da pena, o contexto fático, a intenção do agente e o grau de lesividade da conduta no caso concreto, conforme as circunstâncias.
Veja também
Últimas notícias

Deputado Leonam Pinheiro repudia assassinato de mulher morta a facadas no Jacintinho

JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho

FPI aponta falhas em carros-pipa e alerta para risco à saúde em Pão de Açúcar

Homem que matou ex a facadas no Jacintinho diz não aceitava fim do relacionamento

Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar afirma que seguirá o ‘rastro do dinheiro desviado’
![[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/k8OCN3_2lqvyGRxgC26xRArjYjY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-23-at-114853.jpeg)
[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
