MPT constata irregularidades e ajuíza ação civil contra o Hospital Helvio Auto
Segundo o órgão, foram identificadas irregularidades referentes à saúde e à segurança dos trabalhadores
O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou uma ação civil contra o Hospital Helvio Auto para buscar a adequação de normas no meio ambiente de trabalho da entidade hospitalar. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22) pelo órgão.
Segundo o MPT, relatórios de inspeção do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Setor de Perícias do órgão apontaram irregularidades no local referentes à saúde e à segurança dos trabalhadores, como a ausência de realização de exames médicos, a proteção contra incêndio, ausência de sinalização de segurança, problemas nas instalações elétricas e irregularidades na coleta de resíduos industriais.
O MPT pediu à Justiça do Trabalho que o hospital seja obrigado a apresentar os Atestados de Saúde Ocupacional (ASOs) e a submeter todos os seus empregados a exames médicos admissionais, periódicos e demissionais, além da última versão do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Conforme o pedido ajuizado pelo MPT, o Hospital Helvio Auto também terá que providenciar a contratação de mais dois técnicos de Segurança do Trabalho. O MPT pede, ainda, que o hospital apresente comprovação do registro do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Ministério Público do Trabalho pede à justiça, ainda, que o Hospital Escola Helvio Auto providencie recipientes com capacidade compatível com a geração diária de resíduos comuns em número suficiente, providos de tampa e pedal em boas condições de uso.
Para o abrigo externo e temporário dos resíduos infectados gerados nas atividades do hospital, o MPT requer a instalação de ponto de água, telas de proteção contra insetos, identificação e sinalização na porta de entrada, além da obrigação de manter o ambiente higienizado.
Em caso de descumprimento, o hospital será condenado a pagar R$ 25 mil de multa por cada obrigação descumprida e por cada trabalhador encontrado em situação irregular. Os valores serão revertidos a instituições sem fins lucrativos, ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou ao Fundo de Direitos Difusos (FDD).
Por meio de nota, o Hospital Helvio Auto informou que recebeu a visita dos técnicos do MPT, que solicitaram documentação a respeito de vários itens.
NOTA DO HOSPITAL HELVIO AUTO
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), informa que recebeu a visita de técnicos do Ministério Público do Trabalho que solicitaram documentação a respeito de vários itens, com prazo de entrega para o dia 20/01/2025. Tais documentos foram enviados pela instituição de saúde no dia 16/01/2025, por e-mail, conforme acordado no momento da visita, portanto, antes do prazo.
Sobre a abertura de inquérito civil, o hospital ainda não foi notificado oficialmente a respeito da investigação.
Em tempo, como unidade assistencial da universidade, todas necessidades de compras, melhorias e reformas são solicitadas por meio de processos à reitoria da Uncisal, não havendo independência financeira para gestão de recursos.
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto está à disposição para contribuir com os órgãos competentes, a fim de continuar oferecendo, da melhor forma, tratamento especializado para os pacientes de doenças infectocontagiosas de todo o estado.
Veja também
Últimas notícias
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
