MPT constata irregularidades e ajuíza ação civil contra o Hospital Helvio Auto
Segundo o órgão, foram identificadas irregularidades referentes à saúde e à segurança dos trabalhadores

O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou uma ação civil contra o Hospital Helvio Auto para buscar a adequação de normas no meio ambiente de trabalho da entidade hospitalar. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22) pelo órgão.
Segundo o MPT, relatórios de inspeção do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Setor de Perícias do órgão apontaram irregularidades no local referentes à saúde e à segurança dos trabalhadores, como a ausência de realização de exames médicos, a proteção contra incêndio, ausência de sinalização de segurança, problemas nas instalações elétricas e irregularidades na coleta de resíduos industriais.
O MPT pediu à Justiça do Trabalho que o hospital seja obrigado a apresentar os Atestados de Saúde Ocupacional (ASOs) e a submeter todos os seus empregados a exames médicos admissionais, periódicos e demissionais, além da última versão do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Conforme o pedido ajuizado pelo MPT, o Hospital Helvio Auto também terá que providenciar a contratação de mais dois técnicos de Segurança do Trabalho. O MPT pede, ainda, que o hospital apresente comprovação do registro do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Ministério Público do Trabalho pede à justiça, ainda, que o Hospital Escola Helvio Auto providencie recipientes com capacidade compatível com a geração diária de resíduos comuns em número suficiente, providos de tampa e pedal em boas condições de uso.
Para o abrigo externo e temporário dos resíduos infectados gerados nas atividades do hospital, o MPT requer a instalação de ponto de água, telas de proteção contra insetos, identificação e sinalização na porta de entrada, além da obrigação de manter o ambiente higienizado.
Em caso de descumprimento, o hospital será condenado a pagar R$ 25 mil de multa por cada obrigação descumprida e por cada trabalhador encontrado em situação irregular. Os valores serão revertidos a instituições sem fins lucrativos, ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou ao Fundo de Direitos Difusos (FDD).
Por meio de nota, o Hospital Helvio Auto informou que recebeu a visita dos técnicos do MPT, que solicitaram documentação a respeito de vários itens.
NOTA DO HOSPITAL HELVIO AUTO
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), informa que recebeu a visita de técnicos do Ministério Público do Trabalho que solicitaram documentação a respeito de vários itens, com prazo de entrega para o dia 20/01/2025. Tais documentos foram enviados pela instituição de saúde no dia 16/01/2025, por e-mail, conforme acordado no momento da visita, portanto, antes do prazo.
Sobre a abertura de inquérito civil, o hospital ainda não foi notificado oficialmente a respeito da investigação.
Em tempo, como unidade assistencial da universidade, todas necessidades de compras, melhorias e reformas são solicitadas por meio de processos à reitoria da Uncisal, não havendo independência financeira para gestão de recursos.
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto está à disposição para contribuir com os órgãos competentes, a fim de continuar oferecendo, da melhor forma, tratamento especializado para os pacientes de doenças infectocontagiosas de todo o estado.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia suspensão temporária de repasses ao CSE

Prefeitura mantém inscrições abertas para cursos profissionalizantes para jovens e adultos

“Até quando?": Prefeita Ceci se manifesta diante de novos casos de violência contra a mulher em AL

Secretaria de Educação realiza projeto sobre história de Matriz de Camaragibe
Deputado Cabo Bebeto critica remuneração de procuradores do Estado de Alagoas

Polícia Civil investiga caso de violência psicológica e patrimonial contra empresária
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
