Djavan completa 76 anos com uma carreira consagrada no Brasil e no mundo
Cantor e compositor alagoano é de Maceió e durante a juventude se apaixonou por futebol, mas conheceu outros caminhos que o levou à música
O cantor e compositor alagoano Djavan celebra 76 anos de vida e uma carreira consagrada, marcada por sua voz única e composições poéticas que conquistaram fãs no Brasil e no mundo.
Nascido em Maceió, Alagoas, Djavan Caetano Viana é um dos maiores nomes da música brasileira e sua trajetória, repleta de desafios e superações, é um verdadeiro exemplo de determinação e talento.
Aos três anos, perdeu o pai e foi criado pela mãe, dona Virgínia Viana, ao lado de seus irmãos e primos. Durante a juventude, seu primeiro amor foi o futebol, jogando no time juvenil do CSA, em sua cidade natal. No entanto, foi aos 13 anos que Djavan se apaixonou pela música e, aos 16, aprendeu a tocar violão. A música, então, passou a ser seu verdadeiro caminho.
Apesar da pressão para seguir carreira militar, Djavan não se deixou levar pelas expectativas da família e, com apenas 16 anos, decidiu fugir de casa para Recife, onde encontrou abrigo em um parente.
Depois de um tempo, retornou a Maceió decidido a seguir seu sonho de ser cantor. Foi ali que formou a banda LSD, fazendo covers dos Beatles e tocando em bares. Paralelamente, também fazia shows solo, apresentando-se no restaurante A Portuguesa, no CRB, clube rival do CSA.
Com 23 anos, Djavan se mudou para o Rio de Janeiro, onde enfrentou as dificuldades do início da carreira artística. Apesar das críticas e das portas fechadas, o cantor seguiu em frente. Com sua música inovadora, que mistura MPB, jazz e influências africanas, conquistou o Brasil e se tornou referência na música brasileira. Álbuns como A Voz, o Violão, a Música de Djavan, Luz e Djavan ao Vivo são marcos da sua carreira e até hoje fazem parte do repertório de fãs ao redor do mundo.
Sempre em busca de liberdade artística, Djavan foi pioneiro ao criar sua própria gravadora, a Luanda Records, em 2001. A partir daí, passou a cuidar de todos os detalhes dos seus projetos, desde a composição até a produção e os arranjos.
Djavan também é um exemplo de família, casado com Rafaela Brunini desde os anos 2000 e pai de cinco filhos, ele se mantém ativo no cenário musical. Seu mais recente álbum, Origem (73-75), lançado em 2024, resgata composições anteriores ao seu primeiro disco, revelando um lado mais íntimo e pessoal de sua carreira.
Em 2024, foi anunciado o musical Djavan - O Musical: Vidas pra Contar, que contará a história de sua vida e marcará sua trajetória no teatro.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
