Djavan completa 76 anos com uma carreira consagrada no Brasil e no mundo
Cantor e compositor alagoano é de Maceió e durante a juventude se apaixonou por futebol, mas conheceu outros caminhos que o levou à música

O cantor e compositor alagoano Djavan celebra 76 anos de vida e uma carreira consagrada, marcada por sua voz única e composições poéticas que conquistaram fãs no Brasil e no mundo.
Nascido em Maceió, Alagoas, Djavan Caetano Viana é um dos maiores nomes da música brasileira e sua trajetória, repleta de desafios e superações, é um verdadeiro exemplo de determinação e talento.
Aos três anos, perdeu o pai e foi criado pela mãe, dona Virgínia Viana, ao lado de seus irmãos e primos. Durante a juventude, seu primeiro amor foi o futebol, jogando no time juvenil do CSA, em sua cidade natal. No entanto, foi aos 13 anos que Djavan se apaixonou pela música e, aos 16, aprendeu a tocar violão. A música, então, passou a ser seu verdadeiro caminho.
Apesar da pressão para seguir carreira militar, Djavan não se deixou levar pelas expectativas da família e, com apenas 16 anos, decidiu fugir de casa para Recife, onde encontrou abrigo em um parente.
Depois de um tempo, retornou a Maceió decidido a seguir seu sonho de ser cantor. Foi ali que formou a banda LSD, fazendo covers dos Beatles e tocando em bares. Paralelamente, também fazia shows solo, apresentando-se no restaurante A Portuguesa, no CRB, clube rival do CSA.
Com 23 anos, Djavan se mudou para o Rio de Janeiro, onde enfrentou as dificuldades do início da carreira artística. Apesar das críticas e das portas fechadas, o cantor seguiu em frente. Com sua música inovadora, que mistura MPB, jazz e influências africanas, conquistou o Brasil e se tornou referência na música brasileira. Álbuns como A Voz, o Violão, a Música de Djavan, Luz e Djavan ao Vivo são marcos da sua carreira e até hoje fazem parte do repertório de fãs ao redor do mundo.
Sempre em busca de liberdade artística, Djavan foi pioneiro ao criar sua própria gravadora, a Luanda Records, em 2001. A partir daí, passou a cuidar de todos os detalhes dos seus projetos, desde a composição até a produção e os arranjos.
Djavan também é um exemplo de família, casado com Rafaela Brunini desde os anos 2000 e pai de cinco filhos, ele se mantém ativo no cenário musical. Seu mais recente álbum, Origem (73-75), lançado em 2024, resgata composições anteriores ao seu primeiro disco, revelando um lado mais íntimo e pessoal de sua carreira.
Em 2024, foi anunciado o musical Djavan - O Musical: Vidas pra Contar, que contará a história de sua vida e marcará sua trajetória no teatro.
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
