Saiba como e quem pode utilizar serviço de emissão de carteira de identidade em domicílio
Ação tem o objetivo de proporcionar mais acessibilidade e inclusão para aqueles que precisam; documento fica pronto em 7 dias úteis

O Instituto de Identificação de Alagoas informou nesta quarta-feira (12) que disponibiliza o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em domicílio. A ação tem o objetivo de proporcionar mais acessibilidade e inclusão para aqueles que precisam, como idosos pessoas acamadas, internadas, com deficiência e pouca mobilidade.
Para solicitar o serviço, é necessário que um responsável legal compareça à sede do órgão que fica na Rua Cincinato Pinto, no Centro de Maceió, e faça o agendamento para o atendimento domiciliar. Uma equipe itinerante vai até a casa do cidadão alagoano e realiza todo o procedimento para a emissão.
A solicitação pode ser realizada por seus parentes próximos (filhos, pais e avós), cônjuges ou um representante legal.
Segundo o superintendente do Instituto de identificação, Antônio Ferreira, o processo de solicitação do documento pode ser realizado por pessoas de qualquer município alagoano. Ele ainda explicou que a primeira via da Carteira de Identidade é totalmente gratuita, sendo cobrada apenas uma taxa no valor R$ 36,06 a partir da segunda via do documento.
“A equipe itinerante comparecerá no endereço cadastrado no dia e horário combinado, podendo ser na capital ou em outro município; basta comparecer ao Instituto de Identificação e conferir a disponibilidade durante o agendamento. Na residência, as digitais serão colhidas e os dados do cidadão serão digitalizados e processados”, afirmou Antônio.
Durante o atendimento, o responsável deve portar duas fotos 3x4, a identidade antiga, comprovante de residência, CPF, laudo médico, certidão de nascimento, casamento ou divórcio com averbação.
Ferreira também pontuou que, devido à mobilidade reduzida do público alvo, a documentação é tratada com prioridade e o prazo de entrega é reduzido para sete dias úteis.
“A domiciliar é feita quando há impossibilidade de locomoção, enfermidade, idade avançada e outras situações que impossibilitem a ida a um dos postos de atendimento. Agilizando assim a emissão e entrega para aproximadamente sete dias”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias

Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió

Motociclista fica ferido após acidente com carro em Santana do Ipanema

Polícia de SP prende mais um suspeito do assassinato de ex-delegado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
