Segurança

Carnaval: Polícia Penal inicia esquema especial com reforço na segurança do sistema prisional

Plantão tem como objetivo garantir ordem e disciplina em todo o complexo penitenciário

Por 7Segundos, com Assessoria 28/02/2025 11h11 - Atualizado em 28/02/2025 11h11
Carnaval: Polícia Penal inicia esquema especial com reforço na segurança do sistema prisional
Ações durante o carnaval têm a meta de promover a segurança pública - Foto: Jorge Santos / Ascom Seris

A Polícia Penal de Alagoas deu início ao esquema especial de segurança nos estabelecimentos prisionais durante o período carnavalesco. A Operação Rei Momo contará com o reforço de 160 policiais penais, que atuarão no patrulhamento motorizado, em tropas de intervenção e no monitoramento de câmeras no complexo prisional e seu entorno durante os dias de folia.

De acordo com o secretário Executivo de Gestão Penitenciária, Carlos Voss, o regime de plantão tem como missão assegurar a ordem e a disciplina em todo o sistema prisional. “Garantir a segurança dos alagoanos é prioridade da Polícia Penal e da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em uma parceria que conta com o apoio de todas as forças policiais do estado”, destacou Voss.

Coordenada pelo Comando de Operações Penitenciárias (COP), a Operação Rei Momo 2025 é uma iniciativa da Seris e da Polícia Penal com o objetivo de promover a segurança pública, manter a justiça e proteger tanto as pessoas quanto o patrimônio público.

Durante o período, serão realizadas ações como:


- Patrulhamento intensificado, com rondas internas no Complexo Prisional Alagoano 24 horas por dia, sob responsabilidade da Gerência de Segurança Orgânica (GSO);

- Revistas preventivas em todas as unidades prisionais, conduzidas pelo Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (GERIT), para resguardar a ordem e a disciplina;

- Reforço no monitoramento de câmeras, garantindo a segurança em tempo real;

- Incursões noturnas para coibir atividades suspeitas e assegurar a tranquilidade nas unidades prisionais.

A operação conta com a participação de diversas equipes especializadas, como a Chefia Especial de Gestão Penitenciária (CEGP), a Chefia Especial das Unidades Prisionais (CEUP), o Comando de Operações Penitenciárias (COP), o Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (GERIT), a Gerência de Segurança Orgânica (GSO) / CANIL e a Divisão de Operações Táticas (DOT).

A iniciativa reforça as políticas de segurança pública e a proteção dos direitos das pessoas privadas de liberdade, assegurando um carnaval tranquilo e seguro para todos.