PM deflagra Operação Paz nas Escolas para reforçar segurança na região metropolitana
Mais de uma centena de unidades de ensino foram contempladas com ações ostensivas, preventivas e educativas
A Polícia Militar de Alagoas (PM) deflagrou, ao longo de toda a quinta-feira (10), mais uma edição da, já consolidada, Operação Paz nas Escolas. A iniciativa, desenvolvida por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPRM) e do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), tem como objetivo intensificar a presença policial nas unidades de ensino da Região Metropolitana de Maceió, proporcionando um ambiente mais seguro para alunos, professores e toda a comunidade escolar.
105 instituições de ensino foram contempladas recebendo patrulhamento ostensivo, abordagens preventivas e ações educativas. Esse total foi dividido em quatro áreas estratégicas, com prioridade para aquelas unidades com maior índice de ocorrências. O planejamento estabeleceu policiamento a pé em dois turnos (das 06h às 12h e das 12h às 18h) e policiamento motorizado com 24 guarnições atuando em turnos alternados no intervalo entre 06h e 23h.
“Essa atuação reforça a confiança, inibe ameaças e aproxima a segurança da rotina escolar. Como dizia Paulo Freire, ‘a escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.’ É por essa gente que estamos aqui: para garantir que a escola siga sendo espaço de aprendizagem, convivência e paz”, refletiu a major Noemi Firmo, comandante do BPEsc e coordenadora operacional da operação.
Mais de 400 policiais militares, entre oficiais e praças, foram disponibilizados. Parte do efetivo compõe o quadro administrativo de unidades operacionais do CPRM como o próprio BPEsc, e os Batalhões de Polícia Militar (BPMs): 1º , 4º, 5º, 12º e 13º BPMs. Duplas de policiais a pé foram empregados para atuar dentro e ao redor das escolas, como presença firme e próxima da comunidade.
Paralelamente, o efetivo motorizado ficou incumbido de, além das escolas estaduais, realizar visitas e registros nas escolas municipais e privadas da região metropolitana. O objetivo é fortalecer a presença policial ostensiva em áreas críticas, prevenindo situações de risco e potencializando a sensação de segurança nas escolas.
O comandante do CPRM e coordenador geral explicou que a Operação Paz nas Escolas é um esforço conjunto e coordenado para garantir que o ambiente escolar seja seguro e propício ao aprendizado. “Nossa prioridade é proteger a comunidade escolar, proporcionando segurança pública de qualidade, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. A atuação integrada entre os órgãos de segurança e as instituições educacionais é fundamental para manter a tranquilidade e a ordem dentro e ao redor das escolas, garantindo que alunos, professores e funcionários possam realizar suas atividades sem receios”, salientou o tenente-coronel Hiraque Agnes.
Paz nas Escolas
A ação tem sido bem-sucedida. No ano passado, por exemplo, a PM promoveu a operação nos meses de abril, junho e agosto. Já a primeira edição no ano de 2025, aconteceu no dia 12 do mês de fevereiro, quando mais de 300 policiais reforçaram a segurança nas escolas da Região Metropolitana de Maceió.
O tenente-coronel Hiraque ratificou que “a operação reflete o compromisso da Polícia Militar, respaldada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a prevenção, a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos no processo educacional, visando criar um ambiente onde o foco seja, acima de tudo, o desenvolvimento e a formação dos nossos jovens”.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
