Educação

Educação divulga resultado da seleção para alfabetizadores e intérpretes de Libras

Profissionais atuarão no programa Brasil Alfabetizado, que visa ampliar o acesso à educação para jovens, adultos e idosos que ainda não foram alfabetizados

Por 7Segundo com Assessoria 06/05/2025 11h11 - Atualizado em 06/05/2025 11h11
Educação divulga resultado da seleção para alfabetizadores e intérpretes de Libras
Programa vai beneficiar alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos - Foto: Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou o resultado da seleção de alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras que vão atuar no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) 2025-2027. A lista da convocação para a realização das entrevistas foi publicada no Diário Oficial de Maceió desta terça-feira (6).

Foram selecionados 93 candidatos e divididos em 6 grupos. As entrevistas começam nesta terça-feira e vão até quinta-feira (8). Quem não conseguir comparecer nesta terça-feira, pode entrar em contato com a banca examinadora através do e-mail [email protected].

Para a realização da entrevista, os convocados deverão se apresentar na sala da Coordenação Técnica da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, na sede da Semed, na Rua General Hermes, nº. 1.199, Bairro: Cambona – Maceió/AL, apresentando documento de identificação válido com foto (original). Não serão aceitas cópias da documentação pessoal, bem como a presença de terceiros nas salas de entrevistas.

A separação dos grupos, os horários e datas das entrevistas de cada candidato estão disponíveis entre as páginas 35 e 37 do Diário.

PBA


O programa visa ampliar o acesso à educação para jovens, adultos e idosos que ainda não foram alfabetizados. Os alfabetizadores atuarão em turmas presenciais com carga horária de 10 horas semanais em sala de aula e duas horas dedicadas à formação continuada.

Eles receberão uma bolsa de R$ 1.200,00 paga pelo Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Entre as diversas atividades a serem desenvolvidas pelos alfabetizadores selecionados estão o planejamento das aulas, acompanhamento da frequência dos alunos, registro de produções pedagógicas, aplicação de avaliações, realização de visitas domiciliares aos estudantes que estejam faltando e garantia da captação de alunos para a formação das turmas.

Os intérpretes de Libras deverão estar vinculados a turmas com ao menos um aluno surdo e participar das mesmas formações previstas para os alfabetizadores.