Educação divulga resultado da seleção para alfabetizadores e intérpretes de Libras
Profissionais atuarão no programa Brasil Alfabetizado, que visa ampliar o acesso à educação para jovens, adultos e idosos que ainda não foram alfabetizados

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou o resultado da seleção de alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras que vão atuar no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) 2025-2027. A lista da convocação para a realização das entrevistas foi publicada no Diário Oficial de Maceió desta terça-feira (6).
Foram selecionados 93 candidatos e divididos em 6 grupos. As entrevistas começam nesta terça-feira e vão até quinta-feira (8). Quem não conseguir comparecer nesta terça-feira, pode entrar em contato com a banca examinadora através do e-mail [email protected].
Para a realização da entrevista, os convocados deverão se apresentar na sala da Coordenação Técnica da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, na sede da Semed, na Rua General Hermes, nº. 1.199, Bairro: Cambona – Maceió/AL, apresentando documento de identificação válido com foto (original). Não serão aceitas cópias da documentação pessoal, bem como a presença de terceiros nas salas de entrevistas.
A separação dos grupos, os horários e datas das entrevistas de cada candidato estão disponíveis entre as páginas 35 e 37 do Diário.
PBA
O programa visa ampliar o acesso à educação para jovens, adultos e idosos que ainda não foram alfabetizados. Os alfabetizadores atuarão em turmas presenciais com carga horária de 10 horas semanais em sala de aula e duas horas dedicadas à formação continuada.
Eles receberão uma bolsa de R$ 1.200,00 paga pelo Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Entre as diversas atividades a serem desenvolvidas pelos alfabetizadores selecionados estão o planejamento das aulas, acompanhamento da frequência dos alunos, registro de produções pedagógicas, aplicação de avaliações, realização de visitas domiciliares aos estudantes que estejam faltando e garantia da captação de alunos para a formação das turmas.
Os intérpretes de Libras deverão estar vinculados a turmas com ao menos um aluno surdo e participar das mesmas formações previstas para os alfabetizadores.
Últimas notícias

Secretaria de Patrimônio da União promove oficinas com povos tradicionais do Litoral Norte

Projeto 'Cuidar de quem cuida' oferece qualidade de vida a servidores da Saúde

Suspeito de integrar facção criminosa é preso em Marechal Deodoro durante operação nacional

Audiência pública em Arapiraca debate uso medicinal da Cannabis no SUS

Suspeita de integrar grupo responsável por distribuir 140 kg de maconha

Homem que tentou estuprar menina de 12 anos e mordeu suas partes íntimas é preso em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
