Secretários reconhecem qualidade de Alagoas à frente das unidades prisionais
Evento que acontece em Maceió terá ainda eleição para nova diretoria do Consej, que ocorrerá no Palácio República dos Palmares
Alagoas recebe, a partir desta quinta (8), secretários e gestores de todo país para discutir avanços e desafios do sistema penitenciário brasileiro, durante evento que marca a 13ª Reunião do Consej (Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária). A primeira parada, ainda pela manhã, foi no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), unidade prisional reconhecida pelo Ministério da Justiça pela gestão prisional humanitária e eficiente.
Ainda no NRC, os representantes dos estados presenciaram uma apresentação da banda formada por custodiados, exposição de artesanato e de produtos fabricados pelos custodiados da unidade prisional. Na sequência, os gestores seguiram com as visitas à Penitenciária de Segurança Máxima (PenSM) e o Presídio de Segurança Máxima de Maceió (PSMM), em Maceió, geridas por cogestão.
“Temos o controle do sistema prisional, sem rebelião, sem motim, sem fuga e isso passa muito pela qualidade da nossa Polícia Penal, que é preparada, equipada e totalmente treinada para todos os eventos possíveis. Essa unidade, o Núcleo, é muito emblemática para Alagoas e hoje é exemplo para o país”, explica o secretário de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, Diogo Teixeira.
A abertura oficial da 13ª Reunião do Consej/Alagoas está programada para sexta-feira (9), com apresentações regionais no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro, em Maceió. Em seguida, haverá a eleição da nova diretoria do Consej. No mesmo dia, os visitantes terão acesso às informações sobre o funcionamento do modelo de cogestão em Alagoas e apresentação do Método Construtivo Modular, além de debate sobre o uniforme da Polícia Penal.
“A expectativa é que sejam discutidas soluções que visem melhorar a execução penal e o sistema prisional do Brasil como um todo. Trata-se de um Conselho que tem amplitude nacional, e pela primeira vez, Alagoas sedia um evento desse porte. Isso é de extrema importância. Ser referência é motivo de muito orgulho”, comemora o policial penal Patrick Cavalcante, secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
No período da tarde, ainda no Palácio República dos Palmares, os representantes das unidades da federação irão discutir pautas oriundas dos estados do Rio de Janeiro e de Goiás, que vão tratar sobre os desafios do sistema penitenciário.
“O Consej reúne boas práticas de secretários de todo o país. É importante um encontro como este para conhecer espaços como esse aqui. Tudo isso é muito importante para levar essa visão para os estados. O fato de nós estarmos numa unidade em que 100% da população carcerária do Núcleo de Ressocialização trabalha e participa de atividades educativas e culturais é um diferencial do estado. Essa unidade é classificada como uma das melhores do Brasil. É uma experiência muito positiva poder ver de perto o caminho trilhado para chegar até aqui”, ressalta Josimar Pires, diretor-geral da Polícia Penal de Goiás.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
