Secretários reconhecem qualidade de Alagoas à frente das unidades prisionais
Evento que acontece em Maceió terá ainda eleição para nova diretoria do Consej, que ocorrerá no Palácio República dos Palmares
Alagoas recebe, a partir desta quinta (8), secretários e gestores de todo país para discutir avanços e desafios do sistema penitenciário brasileiro, durante evento que marca a 13ª Reunião do Consej (Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária). A primeira parada, ainda pela manhã, foi no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), unidade prisional reconhecida pelo Ministério da Justiça pela gestão prisional humanitária e eficiente.
Ainda no NRC, os representantes dos estados presenciaram uma apresentação da banda formada por custodiados, exposição de artesanato e de produtos fabricados pelos custodiados da unidade prisional. Na sequência, os gestores seguiram com as visitas à Penitenciária de Segurança Máxima (PenSM) e o Presídio de Segurança Máxima de Maceió (PSMM), em Maceió, geridas por cogestão.
“Temos o controle do sistema prisional, sem rebelião, sem motim, sem fuga e isso passa muito pela qualidade da nossa Polícia Penal, que é preparada, equipada e totalmente treinada para todos os eventos possíveis. Essa unidade, o Núcleo, é muito emblemática para Alagoas e hoje é exemplo para o país”, explica o secretário de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, Diogo Teixeira.
A abertura oficial da 13ª Reunião do Consej/Alagoas está programada para sexta-feira (9), com apresentações regionais no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro, em Maceió. Em seguida, haverá a eleição da nova diretoria do Consej. No mesmo dia, os visitantes terão acesso às informações sobre o funcionamento do modelo de cogestão em Alagoas e apresentação do Método Construtivo Modular, além de debate sobre o uniforme da Polícia Penal.
“A expectativa é que sejam discutidas soluções que visem melhorar a execução penal e o sistema prisional do Brasil como um todo. Trata-se de um Conselho que tem amplitude nacional, e pela primeira vez, Alagoas sedia um evento desse porte. Isso é de extrema importância. Ser referência é motivo de muito orgulho”, comemora o policial penal Patrick Cavalcante, secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
No período da tarde, ainda no Palácio República dos Palmares, os representantes das unidades da federação irão discutir pautas oriundas dos estados do Rio de Janeiro e de Goiás, que vão tratar sobre os desafios do sistema penitenciário.
“O Consej reúne boas práticas de secretários de todo o país. É importante um encontro como este para conhecer espaços como esse aqui. Tudo isso é muito importante para levar essa visão para os estados. O fato de nós estarmos numa unidade em que 100% da população carcerária do Núcleo de Ressocialização trabalha e participa de atividades educativas e culturais é um diferencial do estado. Essa unidade é classificada como uma das melhores do Brasil. É uma experiência muito positiva poder ver de perto o caminho trilhado para chegar até aqui”, ressalta Josimar Pires, diretor-geral da Polícia Penal de Goiás.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
