Justiça de AL determina suspensão de greve da Educação em Maceió; Sinteal pode ser multado em R$ 5 mil
Prefeitura da capital havia pedido o fim da mobilização alegando prejuízos a serviços essenciais
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) determinou o fim da greve dos profissionais da Educação de Maceió atendendo a um pedido da Prefeitura da capital. A gestão de JHC aponta que a continuidade da mobilização afeta os serviços essenciais.
A decisão foi proferida pela juíza Adriana Carla Feitosa Martins que ainda fixou uma multa diária no valor de R$ 5 mil em caso de descumprimento por parte do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal).
Na ação declaratória de ilegalidade, a Prefeitura de Maceió apontou que a greve deflagrada pelo Sinteal traz prejuízos aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, como o acesso à educação e à alimentação escolar.
O município propôs aumento de 5%, parcelado em duas etapas, aprovado por lei municipal. A proposta, contudo, foi rejeitada pela categoria, que decidiu, em assembleia, iniciar greve geral a partir de 5 de maio de 2025. Inicialmente, o Sinteal havia pedido um reajuste de 19,81%, depois o percentual foi reduzido para 13,06%.
A magistrada reconhece a legitimidade do direito à greve, mas aponta que a mobilização compromete os serviços públicos essenciais.
“A greve atenta contra direitos fundamentais das crianças e adolescentes, assegurados pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou a juíza.
Ao 7Segundos, o Sinteal disse que ainda não foi notificado pela Justiça, mas não esclareceu se irão atender a decisão da magistrada.
Últimas notícias
MPAL denuncia empresário por receptação de material da Equatorial em Maceió
Colisão entre dois carros é registrada nas proximidades da Ufal, em Arapiraca
Bolsonaro não sabia que carta seria publicada por Flávio, diz defesa
Idoso fica preso sob carro após capotamento em estrada vicinal de Igaci
Rodrigo Cunha homenageia professor destaque do Maceió Abraça o Mundo
Comerciantes denunciam apreensão de mercadorias durante fiscalização
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
