Câmara protagoniza debate sobre manutenção dos postos de trabalho no Mercado de Jaraguá
Vereadores criticam a possibilidade de o Governo do Estado passar gerir o imóvel e causar prejuízos financeiros aos permissionários

A possibilidade do Mercado de Jaraguá passar a ser gerido pelo Governo do Estado tomou conta dos debates durante a sessão desta quinta-feira (5), na Câmara Municipal de Maceió. O vereador David Empregos levou o tema ao plenário e demonstrou preocupação com a expedição de uma notificação extrajudicial direcionada à Prefeitura de Maceió para se preparar para desocupação do imóvel. Segundo o parlamentar, os permissionários que trabalham no mercado já se questionam se irão perder seus postos de trabalho e renda.
“O Governo do Estado fala em reforma do Mercado de Jaraguá para tornar o equipamento um modelo, no entanto, as reformas do governo acabam fechando os locais, causando prejuízos às famílias, aos trabalhadores, à população que precisa do serviço. Tem sido assim em diversos exemplos com os equipamentos de saúde. O Mercado da Produção tem vários restaurantes, recebe uma quantidade boa de pessoas todos os dias, e essa notícia está causando temor nos trabalhadores”, disse o vereador, que mostrou um áudio de uma permissionária preocupada com a situação.
O presidente da Câmara, Chico Filho, usou a tribuna para confirmar que a informação sobre a mudança de gestão do Mercado de Jaraguá é inquietante, e que o Poder Legislativo estará nas frentes de discussão sobre o tema, inclusive, promovendo audiência pública com representantes da Prefeitura de Maceió e Governo do Estado.
“Existe um pedido do Estado, mas o que vai acontecer com o Mercado de Jaraguá? Qual a garantia de que o equipamento não será mexido ou fechado? Não vimos o Governo do Estado se manifestar nesse sentido. Não é uma preocupação do vereador Chico, dos vereadores, mas sim uma preocupação da população de Maceió que não acredita no governo estadual. Ou seja, a Câmara está envolvida nesse debate, estará de frente para resolver, sobretudo buscando os atores dessa discussão para explicar, em audiência pública, o problema que o Mercado de Jaraguá está envolvido”, declarou Chico Filho.
Outro parlamentar que repercutiu o tema referente à cessão do Mercado de Jaraguá foi o vereador Allan Pierre. Ele disse que a notificação extrajudicial encaminhada à Prefeitura de Maceió não expressava que os permissionários perderiam seus postos de trabalho.
Também se mostraram favoráveis a uma discussão mais ampla e soluções que não prejudiquem os trabalhadores do Mercado de Jaraguá os vereadores Thiago Prado, Rui Palmeira, Silvania Barbosa, Milton Ronalsa, Jônatas Omena, Kelmann Vieira e Leonardo Dias.
Durante a sessão, o vereador Milton Ronalsa chegou a fazer contatos com a presidência do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Alagoas (Ideral), para conseguir mais informações sobre a cessão do Mercado de Jaraguá, bem como viabilizou uma reunião nesta sexta-feira (6), a partir das 15h, entre os parlamentares e a autarquia, no mercado.
Veja também
Últimas notícias

Polícia Civil cumpre mandado de prisão durante investigação sobre veículo suspeito em Maceió

EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

DMTT orienta população sobre mudança de sentido em rua no Poço

Prefeito Ronaldo Lopes anuncia ampliação do Programa Sua Vida Com Um Novo Olhar

Prefeitura de Palmeira inicia nesta quarta (30) o pagamento dos servidores municipais

Urbanização da orla da comunidade Ponta Mofina será inaugurada na sexta-feira, 01
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
