Câmara protagoniza debate sobre manutenção dos postos de trabalho no Mercado de Jaraguá
Vereadores criticam a possibilidade de o Governo do Estado passar gerir o imóvel e causar prejuízos financeiros aos permissionários
A possibilidade do Mercado de Jaraguá passar a ser gerido pelo Governo do Estado tomou conta dos debates durante a sessão desta quinta-feira (5), na Câmara Municipal de Maceió. O vereador David Empregos levou o tema ao plenário e demonstrou preocupação com a expedição de uma notificação extrajudicial direcionada à Prefeitura de Maceió para se preparar para desocupação do imóvel. Segundo o parlamentar, os permissionários que trabalham no mercado já se questionam se irão perder seus postos de trabalho e renda.
“O Governo do Estado fala em reforma do Mercado de Jaraguá para tornar o equipamento um modelo, no entanto, as reformas do governo acabam fechando os locais, causando prejuízos às famílias, aos trabalhadores, à população que precisa do serviço. Tem sido assim em diversos exemplos com os equipamentos de saúde. O Mercado da Produção tem vários restaurantes, recebe uma quantidade boa de pessoas todos os dias, e essa notícia está causando temor nos trabalhadores”, disse o vereador, que mostrou um áudio de uma permissionária preocupada com a situação.
O presidente da Câmara, Chico Filho, usou a tribuna para confirmar que a informação sobre a mudança de gestão do Mercado de Jaraguá é inquietante, e que o Poder Legislativo estará nas frentes de discussão sobre o tema, inclusive, promovendo audiência pública com representantes da Prefeitura de Maceió e Governo do Estado.
“Existe um pedido do Estado, mas o que vai acontecer com o Mercado de Jaraguá? Qual a garantia de que o equipamento não será mexido ou fechado? Não vimos o Governo do Estado se manifestar nesse sentido. Não é uma preocupação do vereador Chico, dos vereadores, mas sim uma preocupação da população de Maceió que não acredita no governo estadual. Ou seja, a Câmara está envolvida nesse debate, estará de frente para resolver, sobretudo buscando os atores dessa discussão para explicar, em audiência pública, o problema que o Mercado de Jaraguá está envolvido”, declarou Chico Filho.
Outro parlamentar que repercutiu o tema referente à cessão do Mercado de Jaraguá foi o vereador Allan Pierre. Ele disse que a notificação extrajudicial encaminhada à Prefeitura de Maceió não expressava que os permissionários perderiam seus postos de trabalho.
Também se mostraram favoráveis a uma discussão mais ampla e soluções que não prejudiquem os trabalhadores do Mercado de Jaraguá os vereadores Thiago Prado, Rui Palmeira, Silvania Barbosa, Milton Ronalsa, Jônatas Omena, Kelmann Vieira e Leonardo Dias.
Durante a sessão, o vereador Milton Ronalsa chegou a fazer contatos com a presidência do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Alagoas (Ideral), para conseguir mais informações sobre a cessão do Mercado de Jaraguá, bem como viabilizou uma reunião nesta sexta-feira (6), a partir das 15h, entre os parlamentares e a autarquia, no mercado.
Veja também
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
