Denúncia leva Vigilância Sanitária a notificar abrigo de animais na parte alta de Maceió
Estabelecimento não possui responsável técnico e utilizava medicamentos vencidos nos animais
Nesta quinta-feira (5), a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou uma fiscalização em um abrigo de animais na parte alta da Capital. Na ocasião, foram identificadas irregularidades no funcionamento do estabelecimento. A inspeção foi resultado de denúncia anônima e resultou na notificação para regularização dos serviços oferecidos.
Na inspeção foram identificadas a ausência de alvará sanitário e de um responsável técnico, que seria um médico veterinário, obrigatório em locais onde há o atendimento de animais. Além disso, não havia no abrigo contrato com empresa de recolhimento de resíduos sólidos, o que contraria a legislação ambiental, por não definir a destinação e descarte correto dos insumos cirúrgicos e contaminados.
Durante a fiscalização foram encontrados medicamentos para uso com validade expirada, representando um risco à saúde dos animais, que se encontravam em condições de saúde suspeita. Alguns cachorros foram identificados com sarna e verminoses, entre outras doenças.
De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, o estabelecimento precisou ser notificado. “O abrigo foi notificado para se adequar às normas sanitárias no prazo de até 5 dias. Com essas irregularidades, o estabelecimento não pode funcionar, pois há risco à saúde dos animais, dos funcionários e da população que frequenta o local. Nosso compromisso é fiscalizar para promover saúde sanitária, destacou.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
