Família acusa negligência médica após morte de criança de 4 anos em UPA de Maceió
Direção da unidade nega irregularidades e afirma que protocolos foram seguidos

A morte do pequeno Luiz Henrique da Silva, de apenas 4 anos, ocorrida na madrugada desta terça-feira (1º), gerou revolta e acusações de negligência por parte da família, que questiona a conduta da equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, em Maceió.
Segundo os parentes, o menino apresentava febre alta e outros sintomas preocupantes, mas foi liberado do local sem o diagnóstico adequado.
De acordo com o pai da criança, Luiz Pedro da Silva, o menino passou o dia aparentemente bem, brincando com amigos. No entanto, por volta da meia-noite, começou a apresentar febre alta. “Levamos ele para a UPA, fizeram os exames de sangue e urina, disseram que estava tudo normal e liberaram ele. Mas, chegando em casa, começaram a aparecer manchas pelo corpo e ele piorou muito”, relatou o pai.
Com o agravamento do quadro, Luiz Henrique foi levado ao Hospital da Criança, no bairro do Jacintinho, onde foi encaminhado diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar dos esforços da equipe médica, o menino não resistiu. A suspeita de meningite foi confirmada apenas após a transferência, quando seu estado de saúde já era considerado gravíssimo. Na certidão de óbito consta como causa da morte uma doença meningocócica respiratória.
Em nota, a direção da UPA do Benedito Bentes afirmou que o paciente foi avaliado por profissionais da unidade e recebeu atendimento de acordo com os protocolos clínicos vigentes. Segundo o comunicado, os exames iniciais não indicaram alterações significativas e, por isso, foi orientado o retorno à unidade caso os sintomas persistissem ou piorassem. Ainda de acordo com a nota, após a evolução do quadro, Luiz Henrique foi encaminhado a uma unidade de referência para tratamento especializado.
A direção da UPA garantiu que o caso segue sendo acompanhado e que todos os esclarecimentos necessários serão prestados à família e aos órgãos competentes.
Últimas notícias

JHC deve mesmo ficar na Prefeitura de Maceió até o final do mandato, diz colunista

Leonardo Dias ganha afago de Valdemar e aparece como uma possibilidade para 2026
Fim do CPJ: AL é o 2º estado do país a implementar política antimanicomial

Prefeitura de Maragogi promove ação do Agosto Lilás com palestras e mobilização contra violência doméstica

PC investiga esquema de venda ilegal de terrenos em área de preservação no Riacho Doce

Alagoas bate recorde de prisões de agressores em combate à violência doméstica
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
