Família acusa negligência médica após morte de criança de 4 anos em UPA de Maceió
Direção da unidade nega irregularidades e afirma que protocolos foram seguidos
A morte do pequeno Luiz Henrique da Silva, de apenas 4 anos, ocorrida na madrugada desta terça-feira (1º), gerou revolta e acusações de negligência por parte da família, que questiona a conduta da equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, em Maceió.
Segundo os parentes, o menino apresentava febre alta e outros sintomas preocupantes, mas foi liberado do local sem o diagnóstico adequado.
De acordo com o pai da criança, Luiz Pedro da Silva, o menino passou o dia aparentemente bem, brincando com amigos. No entanto, por volta da meia-noite, começou a apresentar febre alta. “Levamos ele para a UPA, fizeram os exames de sangue e urina, disseram que estava tudo normal e liberaram ele. Mas, chegando em casa, começaram a aparecer manchas pelo corpo e ele piorou muito”, relatou o pai.
Com o agravamento do quadro, Luiz Henrique foi levado ao Hospital da Criança, no bairro do Jacintinho, onde foi encaminhado diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar dos esforços da equipe médica, o menino não resistiu. A suspeita de meningite foi confirmada apenas após a transferência, quando seu estado de saúde já era considerado gravíssimo. Na certidão de óbito consta como causa da morte uma doença meningocócica respiratória.
Em nota, a direção da UPA do Benedito Bentes afirmou que o paciente foi avaliado por profissionais da unidade e recebeu atendimento de acordo com os protocolos clínicos vigentes. Segundo o comunicado, os exames iniciais não indicaram alterações significativas e, por isso, foi orientado o retorno à unidade caso os sintomas persistissem ou piorassem. Ainda de acordo com a nota, após a evolução do quadro, Luiz Henrique foi encaminhado a uma unidade de referência para tratamento especializado.
A direção da UPA garantiu que o caso segue sendo acompanhado e que todos os esclarecimentos necessários serão prestados à família e aos órgãos competentes.
Últimas notícias
Governo de Alagoas investe R$ 30 milhões e autoriza construção de seis novas creches Cria em Delmiro Gouveia
Prefeitura de Guarulhos reconhece programa Gigantinhos como referência nacional na primeira infância
Moraes nega visita de Valdemar Costa Neto e Magno Malta a Bolsonaro
Polícia Civil recupera dois geradores de energia provenientes de estelionato
Rede estadual alinha objetivos e estratégias para ano letivo 2026 na Jornada Pedagógica
Coelhos são resgatados vivos da garganta de pelicano em zoológico na China
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
