Programa de Teleterapia de Maceió atinge mais de 45 mil atendimentos
Serviço é acessado através do site do programa ou pelo WhatsApp do Pronto! e atendimento é imediato

Para atender à crescente demanda de pessoas afetadas pelos inúmeros fatores que levam ao sofrimento mental nos tempos atuais, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) ampliou a disponibilidade de atendimento nessa área, com o lançamento, há cerca de 20 dias, do primeiro Programa de Teleterapia da capital alagoana.
Com a oferta de uma escuta acolhedora, gratuita e segura, feita com suporte psicológico imediato e sem necessidade de encaminhamento, o programa realizou, desde o início de seu funcionamento, há três meses, um total de 33.478 atendimentos psicológicos - somando 10.903 novos usuários apenas no mês de junho - possibilitando uma assistência de maior amplitude nessa área através do SUS. Ao todo, são disponibilizados 50 psicólogos para os atendimentos.
“Precisamos também cuidar da saúde mental dos nossos usuários e me sinto muito grato por poder contar com uma equipe empenhada em fazer esse serviço chegar a cada pessoa que necessita dele para aliviar suas dores, a qualquer hora, todos os dias da semana, com profissionais altamente qualificados”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura.
Colocado em prática com recursos oriundos de emenda parlamentar do então senador e atual vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maceió, Rodrigo Cunha, o programa é indicado para pessoas de todas as idades - adultos com ansiedade e depressão, jovens em fase de escolha profissional, mulheres sobrecarregadas, pessoas vivendo com luto/separação ou o desejo de se conhecer melhor - beneficiando quem não pode pagar por um tratamento ou mesmo não tem tempo.
Uma das primeiras usuárias do serviço, identificada aqui apenas com o nome fictício de “Ana Paula” - para assegurar o sigilo do atendimento - afirma que ao saber da iniciativa não acreditou muito que daria certo, mas resolveu testar. Ela, que estava bastante deprimida e sem rumo, diz que se surpreendeu ao procurar a teleterapia e ser atendida quase de imediato pelos profissionais.
“Já no primeiro momento, fiquei muito à vontade com o profissional que me atendeu. Agora, já estou na sexta sessão e, através dos exercícios que fui incentivada a fazer pelo psicólogo, estou mais centrada, conseguindo ver as coisas com mais clareza e de forma mais racional. Ainda tenho muito para evoluir, mas estou no caminho certo e com a assistência adequada”, ressalta a usuária.
Acesso à Teleterapia
O agendamento para o serviço é feito on-line por meio do site (teleterapia.org.br) ou pelo WhatsApp do Sistema Pronto! (82 3312-5492). É preciso fazer um cadastro inicial e em seguida uma triagem com psicólogo ou assistente. Após a triagem, é feita a definição do plano terapêutico. A partir do momento que o paciente é acompanhado, é feita uma reavaliação contínua ou alta terapêutica com acompanhamento do progresso.
Além do contato via site ou WhatsApp, os usuários também podem contar com as cabines digitais equipadas para o teleatendimento, atualmente no Hospital da Cidade (HC) e no PAM Salgadinho.
Últimas notícias

Homem bate recorde com abóbora de 721 quilos nos EUA

Streamer transmite parto ao vivo na Twitch e emociona 30 mil pessoas

Agressores de mulheres podem pagar conta do SUS por gastos com vítima em Maceió
Clayton Santos toma posse no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados

Estrela conservadora em ascensão surpreende pela altura, reclama de bullying e diz que deseja ser premier britânico

MPAL cobra responsabilidade do CIGRES e alerta sobre riscos na gestão do aterro sanitário no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
