Secretaria de Estado da Saúde promove Seminário da Pessoa com Deficiência
Evento debateu inclusão, acessibilidade e o atendimento integral e humanizado a esse público

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu nesta sexta-feira (29) o Seminário Estadual da Pessoa com Deficiência. O evento na Faculdade da Cidade de Maceió (Facima) teve como objetivo debater a inclusão, acessibilidade e a importância de garantir atendimento integral e humanizado a esse público.
Profissionais da saúde em geral, equipes multidisciplinares dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e estudantes da área dos 102 municípios alagoanos foram o público-alvo.
O seminário foi promovido em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei nº 13.585/2017.
A supervisora de Atenção à Pessoa com Deficiência da Sesau, Adeline Soraya, explicou que o evento trouxe informações sobre o censo de pessoas com deficiência no estado. “Precisamos sensibilizar os profissionais de saúde e a população em geral sobre a importância de tratar as deficiências de forma integral, indo além do diagnóstico clínico. Não podemos invisibilizar essa parcela da população. Pelo contrário, precisamos, enquanto sociedade, incluí-la e acolhê-la”, pontuou.
Durante o evento, os participantes acompanharam a palestra “Barreiras e facilitadores para o acesso aos centros de reabilitação pelas pessoas com deficiência”, com a fisioterapeuta Jussara Baggio. O tema “Acessibilidade e inclusão como ferramenta de garantia dos direitos humanos” foi ministrado por Maurício Ramos. Já o médico ortopedista Rogério Barbosa falou sobre a “A importância do tratamento precoce da criança com pé torto”.
O presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Edmilson Sá, chamou a atenção para a importância do debate sobre acessibilidade, inclusão e combate ao capacitismo.
“Este momento é extremamente oportuno. Estamos finalizando a semana de luta e direitos das pessoas com deficiência e é urgente que, cada vez mais, a sociedade possa discutir a questão da acessibilidade, da inclusão e do combate ao capacitismo para que possamos construir uma sociedade mais digna e que as pessoas com deficiência tenham cidadania plena”, frisou.
Últimas notícias

Arapiraca vai torcer pelo ASA no 1º jogo de acesso à Série C no telão ao vivo no Bosque, neste sábado (30)

Polícia cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Canapi

FPI flagra trabalho degradante em pedreiras de Estrela de Alagoas, no Sertão de AL

Estudante de Junqueiro representa Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul

Nicolás Maduro agradece ao presidente da Colômbia por mobilização militar entre os dois países

Diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes recebe título de cidadão alagoano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
