Ação de atendimento a eleitores com deficiência acontece na próxima segunda (22)
Ato ocorre na Central de Atendimento ao Eleitor de Maceió
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) realizará atendimentos a eleitores com deficiência, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF). Na próxima segunda-feira (22), será feita uma ação na Central de Atendimento ao Eleitor de Maceió, no bairro Gruta de Lourdes, na parte alta da capital alagoana, das 7h30 às 13h30.
O objetivo central é oferecer um mutirão de serviços eleitorais acessíveis, incluindo alistamento eleitoral para primeiro título, revisão cadastral com autodeclaração de deficiência, transferência de domicílio eleitoral, mudança para seções acessíveis e regularização de títulos cancelados.
Paralelamente aos serviços eleitorais, serão desenvolvidas atividades culturais e de cidadania em parceria com a SECDEF, como a Feira Empreendedora das Famílias Atípicas, apresentações culturais com protagonismo de pessoas com deficiência, balcão de serviços e informações especializadas, além de espaço de mobilização institucional com participação de entidades representativas.
Ações ocorrem em todo o Nordeste
No mesmo dia 22, por meio do projeto colaborativo “Todo Voto Importa”, coordenado pelos Laboratórios de Inovação dos TREs nordestinos, todos os demais Estados da região realizarão ações de atendimento às pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de garantir os direitos e a inclusão plena das pessoas com deficiência, combatendo o capacitismo e as barreiras físicas e sociais que impedem a participação efetiva na sociedade.
Qualquer eleitor com deficiência pode pedir sua transferência
Qualquer eleitora ou eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pode pedir à Justiça Eleitoral a troca do local de votação para seções com acessibilidade e, assim, garantir o direito ao exercício do voto com segurança e autonomia.
As seções com acessibilidade são aquelas que garantem acesso sem dificuldade a pessoas com deficiência. São locais sem piso irregular ou esburacado, com acesso a rampas e livres de qualquer obstáculo físico que impossibilite ou dificulte a pessoa com deficiência de entrar. Nessas seções, também deve haver fones de ouvido para uso por pessoas com deficiência visual, além de fácil acesso (sem obstrução ou barreiras) à urna eletrônica.
Para as Eleições 2026, o pedido já pode ser feito, inclusive pela internet! Basta acessar o site do TRE-AL (www.tre-al.jus.br,) e acessar o serviço Autoatendimento Eleitoral. Nessa página o eleitor deve:
• Selecionar a opção “Título Eleitoral”
• Clicar em “Atualize ou corrija seu título eleitoral"
• Clicar na aba “Troque seu local de votação dentro do mesmo município”
• Enviar os documentos solicitados
• Preencher os dados complementares
• Selecionar o local de votação desejado. É nessa etapa que é perguntado se o eleitor deseja votar em uma seção com acessibilidade.
Se preferir realizar o pedido presencialmente, o serviço também pode ser realizado nos cartórios eleitorais ou centrais de atendimento ao eleitor, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30. O prazo final é dia 6 de maio de 2026 e não será prorrogado! Após essa data, o cadastro fica fechado até o final da eleição.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
