Capital

Evento em Maceió suspende venda de destilados após casos de intoxicação por metanol

Sesau reforça que não há registros de intoxicação por metanol em Alagoas

Por 7Segundos 02/10/2025 16h04 - Atualizado em 02/10/2025 16h04
Evento em Maceió suspende venda de destilados após casos de intoxicação por metanol
Bebidas adulteradas com metanol podem causar intoxicação grave, cegueira e até morte - Foto: Divulgação

A produção da Sexta Terapêutica do tradicional Bem Feitinhos do Samba, que acontece nesta sexta-feira (3) na Fábrica de Eventos, no bairro do Jaraguá, em Maceió, anunciou a suspensão da venda de bebidas destiladas (vodka, whisky e gim) em sua edição de outubro.

A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (2), após os recentes casos de contaminação por metanol em bebidas alcoólicas registrados no Nordeste e Sudeste do país. Segundo os organizadores, a medida busca garantir a segurança do público e evitar preocupações durante a festa.

O evento tem abertura marcada para as 20h, com classificação de 18 anos. Outras opções de bebidas seguirão disponíveis para os participantes, mantendo a diversão e o clima da festa.

Apesar da repercussão nacional, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) informou na quarta-feira (1º), que não há registros de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol no Estado relacionados ao consumo de destilados.

A Sesau mantém monitoramento ativo por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e recomenda que os consumidores adquiram apenas bebidas de fabricantes legalizados, com nota fiscal e procedência confiável. A pasta também orienta que as Vigilâncias Sanitárias Municipais intensifiquem a fiscalização em bares, restaurantes, supermercados e estabelecimentos similares.

A Secretaria reforça ainda que, em caso de sinais ou sintomas sugestivos de intoxicação, a população deve procurar imediatamente o serviço de pronto atendimento mais próximo.