Censo 2022: mais de 210 mil alagoanos vão a pé para o trabalho, aponta IBGE
São Brás lidera no estado; Maceió é o último da lista

Os resultados preliminares do Censo Demográfico 2022 sobre deslocamentos para trabalho e estudo e trabalho e rendimento, divulgados nesta quinta-feira (9), revelam que Alagoas foi o segundo estado do país com maior proporção de trabalhadores que iam a pé para o trabalho.
Segundo o levantamento, 25,5% dos ocupados utilizavam a caminhada como principal meio de locomoção, o equivalente a 214.302 pessoas. O líder nacional foi o estado da Bahia (28,3%), seguido de Alagoas e de Pernambuco (25,3%).
A média brasileira ficou em 17,7%, e o Nordeste apresentou o maior percentual entre as regiões (23,6%), seguido do Sul (17,1%), Sudeste (16,5%), Norte (16,3%) e Centro-Oeste (11,3%).
Um em cada quatro trabalhadores alagoanos ia a pé para o trabalho
Em 101 dos 102 municípios alagoanos, o percentual de deslocamentos a pé superou a média nacional. A capital Maceió, com 14,9%, foi a única exceção, reflexo do uso mais intenso de transporte motorizado, a exemplo de automóvel, ônibus e motocicleta.
Já 13 municípios ultrapassaram a marca de 50% de trabalhadores indo a pé, com São Brás (63,6%) no topo do ranking estadual, seguido de Belo Monte (57,2%), Traipu (56,5%), Pindoba (56,3%) e Dois Riachos (55,8%).
“Esses percentuais reforçam o perfil de mobilidade curta das cidades de pequeno porte, onde grande parte dos ocupados trabalhava perto de casa ou a locomoção motorizada era menos acessível”, avaliou Alcides Tenório Júnior, superintendente do IBGE em Alagoas.
Além do deslocamento a pé, os meios de transporte mais utilizados para o trabalho em Alagoas foram o automóvel (21,9%), a motocicleta (20,9%), o ônibus (17,1%) e a bicicleta (6,1%).
Na capital Maceió, o cenário se inverteu: o automóvel foi o principal meio (31,4%), seguido de ônibus (29,5%), deslocamento a pé (14,9%) e motocicleta (10,5%).
Esse padrão se repetiu nos municípios mais populosos e na região metropolitana, onde os transportes coletivo e individual predominavam sobre os deslocamentos a pé.
Nível de ocupação e perfil dos trabalhadores
O nível de ocupação - proporção de pessoas ocupadas na população residente de 14 anos ou mais - foi de 44,2% em Alagoas, ante 53,5% no Brasil.
Apenas Barra de São Miguel (57,7%) e São Miguel dos Milagres (57,1%) superaram a média nacional. Por outro lado, 18 municípios apresentaram nível igual ou inferior a 30%, o que indicava que, em cada 10 pessoas com 14 anos ou mais, sete estavam desocupadas ou fora da força de trabalho.
A diferença entre os sexos permaneceu evidente: 54,9% dos homens estavam ocupados, contra 34,6% das mulheres. No país, esses percentuais foram de 62,9% e 44,9%, respectivamente.
O nível de ocupação se caracterizava por crescer com o aumento da idade, sendo o máximo no grupo de 35 a 39 anos (62,2%) e os menores nos grupos das extremidades: 14 a 17 anos e 65 anos ou mais.
Em todos os grupos de idade, o nível de ocupação dos homens foi superior ao das mulheres. Na população com 35 a 39 anos, o nível de ocupação dos homens atingiu 75,3%, e o das mulheres, 50,8%.
A população ocupada alagoana se concentrava principalmente em trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio e mercados (22,4%); ocupações elementares (20,5%); e trabalhadores qualificados, operários e artesãos da construção e das artes mecânicas (11,4%).
As mulheres tinham presença superior à dos homens em profissões das ciências, apoio administrativo e comércio, mas sua participação era inferior a 10% em áreas como operações de máquinas e forças de segurança.
As informações completas sobre a divulgação estão na Agência de Notícias do IBGE - https://agenciadenoticias.ibge.gov.br.
Veja também
Últimas notícias

Homem com tornozeleira eletrônica é executado debaixo do viaduto da antiga PRF

Justiça coleta DNA de idoso de 100 anos para confirmar paternidade em Piaçabuçu

PRF prende homem com mandado de prisão por homicídio, em União dos Palmares/AL

Homem é preso com mandado de prisão por roubo e organização criminosa, em São Sebastião

Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF: 'Hora de seguir outros rumos'

Família procura por homem desaparecido no bairro Brasília, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
