Ministério Público exigiu licenças e acompanhou montagem da roda-gigante em Maceió
Promotoria de Urbanismo fiscalizou todo o processo e confirmou que o empreendimento cumpriu as exigências ambientais e urbanísticas previstas em lei
A instalação da roda gigante na orla de Maceió, ocorrida recentemente, passou por um processo fiscalizatório e criterioso do Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria de 6 6ªJustiça da Capital (de Urbanismo). Durante o trâmite, foram feitas reuniões, emitida recomendação exigindo adequação ao determinado pelo Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001) e pelo Código de Urbanismo e Edificações do Município de Maceió, que obrigam a elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança para empreendimentos de grande porte e que possam impactar significativamente na infraestrutura urbana e, consequentemente, na vida do cidadão. Para assegurar a execução do projeto, o Município e a empresa responsável tiveram que comprovar o atendimento de todas as exigências técnicas rigorosamente estabelecidas pelo órgão.
O promotor de Justiça Jorge Dória (da Promotoria de Urbanismo) afirma que a instalação do objeto em questão ocorreu dentro da legalidade, em conformidade com a legislação.
“O que podemos destacar é que o Ministério Público acompanhou , minunciosamente, todo o processo e o Município apresentou com a empres todos os documentos essenciais, comprobatórios, não restando quaisquer pendências no tocante à concessão de licenças e autorizações imprescindíveis que abrangem aspectos ambientais, urbanísticos, de operação e outras permissões específicas emitidas pelos órgãos competentes. Sem o atendimento, sem o estudo do impacto da vizinhança, sem a obtenção das licenças a instalação jamais seria validada por nós”, ressalta.
Portanto, sendo cumpridas todas as exigências, o Ministério Público emitiu despacho formalizando o arquivamento do processo administrativo que trata do licenciamento urbanístico e ambiental para a instalação do referido empreendimento.
“ A presente decisão fundamenta-se na imprescindibilidade da completa e adequada instrução processual, notadamente no que tange à apresentação e análise do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), conforme as exigências da legislação urbanística vigente”, diz o documento.
Ou seja, a roda gigante foi instalada na orla de Maceió porque o Município, atendendo às solicitações do MPAL, cumpriu o Art. 36, do Estatuto da Cidade, o qual determina que a lei municipal definirá os empreendimentos e atividades privados ou públicos em área urbana que dependerão de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal. Bem como as normativas municipais de uso e ocupação do solo e edificações, conforme o Art. 521 do Código de Urbanismo e Edificações do Município de Maceió.
Jorge Dória ressalta no despacho de arquivamento que “mesmo com o arquivamento do procedimento extrajudicial, os órgãos licenciadores e fiscalizadores devem manter monitoramento contínuo acompanhando as condições estabelecidas nas licenças e autorizações concedidas, bem como a efetiva implementação das medidas mitigadoras e compensatórias propostas no Estudo de Impacto de Vizinhança, assegurando a conformidade do empreendimento ao longo de toda a sua operação e prevenindo futuras desconformidades”.
Para o feito, também foram apresentadas condicionantes técnicas pela Diretoria Executiva de Engenharia de Tráfego e Mobilidade (DETM) do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), além de documentação complementar pela empresa Roda Maceió LTDA.
Últimas notícias
Carnafolia promete arrastão de muita música e animação em Junqueiro
Folia de Rua: SMTT Arapiraca define bloqueios para os dias de festa
Operação Cerco Fechado cumpre mandados judiciais em Palmeira dos Índios
Prefeitura de São Miguel dos Milagres promove capacitação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
Sesau acolhe 17 novos médicos do Programa Mais Médicos em Alagoas
Polícia Civil prende homem por ameaçar, perseguir e agredir a esposa no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
