Governo dá a largada na transformação do Mercado de Jaraguá e organiza transição de permissionários para nova estrutura
Obras começam após a mudança dos comerciantes, garantindo segurança e manutenção dos empregos durante a execução do projeto
A transformação do coração histórico de Maceió tem data marcada para começar. O Governo de Alagoas inicia, na próxima semana, a etapa de realocação dos permissionários do Mercado de Jaraguá, passo fundamental para o início imediato das obras de requalificação do espaço. A intervenção, orçada em R$ 8,3 milhões, faz parte do pacote de investimentos na Grande Maceió e foi planejada para acontecer sem interromper as atividades econômicas do local.

A obra não é uma ação isolada. Ela acontece simultaneamente a outras intervenções estruturantes que já modificam a paisagem urbana, como a duplicação da AL-101 Norte e os projetos de triplicação da AL-101 Sul. Se nas rodovias o foco é a mobilidade, em Jaraguá a meta é gerar emprego e renda na ponta.
Esqueça a ideia de uma simples reforma. A intervenção no Mercado de Jaraguá é a materialização do conceito de "cidade viva" defendido pela gestão Paulo Dantas. O projeto, assinado pelo arquiteto Rodrigo Fagá, vai transformar o espaço em um moderno polo gastronômico e cultural, nivelando Maceió aos grandes destinos turísticos que possuem mercados de referência.
"O que estamos fazendo na Grande Maceió não tem precedente. O Mercado de Jaraguá é a prova de que o investimento público bem aplicado gera emprego, atrai turismo e devolve a autoestima ao maceioense. É uma obra que conversa diretamente com o novo momento econômico do estado, somando-se às grandes obras viárias, construção de escolas, creches e hospitais", destaca o governador Paulo Dantas.

Para Davi Maia, diretor-presidente do Ideral, a obra é estratégica. "O mercado tem que entrar no dia a dia da cidade. O objetivo é entregar um equipamento onde o cidadão tenha prazer em estar. Se é bom para o maceioense, será irresistível para o turista".
Dignidade e futuro
Para os permissionários históricos, como Maria Albertina dos Santos, que atua há 10 anos no local, a obra é a garantia de valorização profissional. "O projeto é maravilhoso porque traz dignidade e estrutura. Haverá estacionamento e conforto para nossos clientes, algo que esperávamos há muito tempo", celebra.

A visão é compartilhada por José Carlos Costa, presidente da Associação dos Permissionários. "O mercado tem mais de 30 anos e nunca viu uma intervenção desse porte. O resultado final vai mudar nosso patamar de negócios", disse.
Operação: economia em movimento
Para garantir a celeridade que o pacote de investimentos exige, o Governo montou uma logística especial. Enquanto o novo prédio ganha forma, com obras previstas para durar apenas seis meses, a economia local não vai parar. Por isso, a partir de 5 de dezembro, um sistema de transição entra em vigor:
- Gastronomia: restaurantes funcionarão em estruturas no entorno imediato;
- Serviços e feira: serão realocados para a Rua Fechada e espaços adjacentes.
A estratégia protege a renda das famílias durante a execução da obra. Além disso, a mudança trará um ganho extra para a cidade. o Sine Alagoas cederá espaço para parte da nova estrutura do mercado, e deve ganhar uma sede mais moderna e ampla na Avenida Fernandes Lima, no Farol, expandindo sua capacidade de atendimento,
-15.jpg)
Com frentes de trabalho abertas do litoral ao centro histórico, o Governo de Alagoas consolida a execução do plano que está fazendo a Grande Maceió maior a cada dia.
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano garante melhorias e fortalece a economia local com a tradicional Feira Livre
Prefeitura divulga Calendário Escolar de 2026 nas unidades da rede pública
Família de jovem internado com risco de paraplegia pede ajuda para custear despesas em Arapiraca
Confira os serviços oferecidos pela Prefeitura durante o Verão Massayó
Programa Celular Seguro recupera cerca de 2,4 mil aparelhos roubados ou furtados em Alagoas
Britney Spears fala em voltar aos palcos, mas exclui um país da rota
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
