Sesau acolhe 17 novos médicos do Programa Mais Médicos em Alagoas
Evento promove integração de profissionais que passam a atuar em 15 municípios alagoanos em prol da Atenção Primária à Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (29), um momento de acolhimento de 17 médicos que migraram do Programa Mais Médicos pelo Brasil (AgSUS) para o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e reuniu gestores municipais, representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, além de instituições supervisoras.
O encontro teve como objetivo promover a integração dos profissionais ao Programa Mais Médicos para o Brasil, alinhando diretrizes, apresentando o funcionamento da supervisão acadêmica e conciliando o trabalho conjunto entre Estado, municípios e Governo Federal.

Durante a abertura, a gerente de Atenção Primária da Sesau, Karini Omena, destacou a importância do acolhimento para a consolidação da rede de saúde. “A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas vai acolher 17 novos médicos do Programa Mais Médicos, que vão atuar em 15 municípios do Estado. O Programa Mais Médicos é um pilar para a Atenção Primária à Saúde, uma parceria entre o Ministério da Saúde e os municípios, com o apoio forte da Secretaria de Estado. Hoje estão reunidos médicos, gestores municipais, as instituições supervisoras, a Sesau, a Ufal, além dos apoiadores do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, consolidando esse projeto tão importante para a população”, afirmou.
A referência regionalizada do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde em Alagoas, Rosane Mendonça, explicou que o momento faz parte do processo de migração e integração dos profissionais. Ela explicou que a iniciativa contribui diretamente para a qualificação da Atenção Primária.

“Esse é um evento construído em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e os municípios, para acolher os novos profissionais que migraram do Programa Mais Médicos AgSUS para o Programa Mais Médicos para o Brasil. É um processo conjunto de integração, discutindo o Programa Mais Médicos e ampliando a atenção primária à saúde em Alagoas. Atualmente, o Estado conta com 363 médicos do Programa, com vagas ocupadas em 97 municípios”, pontuou Rosane.

Representando o Ministério da Educação, o apoiador institucional do Programa Mais Médicos em Alagoas, Adriano da Silva, destacou o papel da Supervisão Acadêmica no acolhimento dos novos profissionais. “A Supervisão Acadêmica do Ministério da Educação está presente para mostrar como acontece o trabalho in loco, qualificando as competências técnicas dos médicos para garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população. Esse é um momento muito rico, de apresentação, esclarecimento de dúvidas e de nos colocarmos à disposição para caminhar junto com esses médicos que estão chegando agora ao Estado de Alagoas”, enfatizou.
Últimas notícias
Após caso do cão Orelha, Cibele Moura questiona legislação sobre crimes cometidos por adolescentes
Colisão entre veículos deixa motoqueiro ferido na BR-104 em Branquinha
Comunidade da Baixa da Onça fica sem ponto de ônibus após estrutura ser derrubada
Defesa tenta recuperar guarda da filha de médica acusada de matar o ex-marido
Folia de Rua transforma Arapiraca em festa ao longo dos anos com frevo e animação
[Vídeo] Família de Maceió é surpreendida em voo após filha concluir última quimioterapia
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
