Cemitérios de Maragogi estão superlotados e população vive drama
O drama da família de Maria Petrolina da Conceição, de 103 anos, revelou um problema grave em Maragogi. Os quatro cemitérios do município estão lotados e não há vagas para novos sepultamentos. A idosa morreu nesta quarta-feira (04) e só deverá ser sepultada na quinta-feira (05), no município vizinho de Japaratinga, também na região Norte de Alagoas. A dona de casa nasceu e viveu toda a vida em Maragogi e agora os familiares lamentam o fato de a idosa ter de ser enterrada em outra cidade.
O caso de Maria Petrolina da Conceição despertou angústia de parte dos moradores do segundo polo turístico da Alagoas. Indignados alguns moradores questionaram: “é proibido morrer em Maragogi? Quem morrer vai ter que ser sepultado em que lugar?”
Os familiares da mulher de 103 anos afirmaram que tentaram de todas as formas enterrar a idosa em Maragogi, um desejo pessoal da dona de casa, sem sucesso.
Uma pessoa próxima a Maria Petrolina, que preferiu não se identificar, lamentou profundamente o caso. “É muito difícil para mim e para os familiares. Existem quatro cemitérios em Maragogi e nenhum pode sepultar o corpo dela”, desabafou. As pessoas que foram ao velório afirmaram que é um grande desrespeito com os nativos.
Os quatros cemitérios a que nossa fonte se refere, são o Santo Antônio, na região do Centro; o João Lira, em São Bento; o Nossa Senhora da Guia, no distrito Barra Grande; e o de Barra de Piabas, na zona rural do município. Procurada pelo 7Segundos, a Prefeitura de Maragogi reconheceu que os cemitérios estão superlotados.
O diretor de Infraestrutura, Robson Monteiro, explicou a situação. “Realmente os quatro estão superlotados. Só está enterrando quem já tem algum familiar sepultado em um período de mais de três anos. Quem não tem parente é encaminhado para outros cemitérios em outras cidades como Japaratinga, Porto Calvo e Barreiros (PE)”, informou. Robson Monteiro disse também que a construção de novos túmulos só está disponível para quem tem familiar enterrado e que possua espaço suficiente no lote adquirido pela família.
Robson Monteiro também comunicou que a Prefeitura vai ampliar os espaços. “O Cemitério Santo Antônio vai ser ampliado, o de São Bento e o de Barra Grande também. Já o de Barra de Piabas, além de ampliar, vamos construir uma capela que atualmente não tem,” informou. Sobre prazos, Monteiro apenas respondeu: “sem previsão para o início.”
O Santo Antônio é o único cemitério cuja planta da reforma está pronta. Os outros passam por ‘levantamentos’, informa Monteiro.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
