Agosto Lilás: Creas alerta sobre a violência contra a mulher
Seminário “pela igualdade de direitos das mulheres” foi realizado nesta terça (21), no auditório da prefeitura

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) promoveu um seminário em alusão ao Agosto Lilás, mês de prevenção a violência contra a mulher. O evento foi realizado nesta terça feira (21), no auditório da Prefeitura de Porto Calvo. O seminário foi ministrado pela gerente estadual de políticas públicas para a mulher, Mel Falcão.
Com o tema: “Pela igualdade de direitos das mulheres”, o evento contou com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, parceira da ação. O seminário ainda contou com o apoio da Igreja Batista e de outras entidades civis.
O seminário atraiu mulheres de várias faixas etárias e também homens que defendem a causa. A juventude da Igreja Batista abrilhantou a programação com uma peça teatral que tratou de forma dinâmica a violência sofrida pelas mulheres.
O objetivo da ação é despertar na comunidade o combate à violência contra a mulher. Alagoas ocupa o primeiro lugar no ranque nacional no número de crimes contra a mulher. Por isso em 2017 o Estado aprovou a lei 9.718 que cria a campanha agosto lilás. Outra meta é divulgar a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 e que entrou em vigor em 22 de setembro do mesmo ano.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a lei Maria da Penha contribuiu para uma diminuição de cerca de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas.
O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países mais violentos do mundo no que se refere à violência doméstica contra mulheres. Cada dia mais denúncias relativas ao tema chegam à Justiça brasileira. Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) apontam que o número chega a quase um milhão, sendo dez mil casos de feminicídio.
A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou através do número 180, de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. A Prefeitura de Porto Calvo dispõe do Creas, que presta um serviço de acolhimento para as mulheres vítimas de violência.
Veja também
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
