Agosto Lilás: Creas alerta sobre a violência contra a mulher
Seminário “pela igualdade de direitos das mulheres” foi realizado nesta terça (21), no auditório da prefeitura
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) promoveu um seminário em alusão ao Agosto Lilás, mês de prevenção a violência contra a mulher. O evento foi realizado nesta terça feira (21), no auditório da Prefeitura de Porto Calvo. O seminário foi ministrado pela gerente estadual de políticas públicas para a mulher, Mel Falcão.
Com o tema: “Pela igualdade de direitos das mulheres”, o evento contou com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, parceira da ação. O seminário ainda contou com o apoio da Igreja Batista e de outras entidades civis.
O seminário atraiu mulheres de várias faixas etárias e também homens que defendem a causa. A juventude da Igreja Batista abrilhantou a programação com uma peça teatral que tratou de forma dinâmica a violência sofrida pelas mulheres.
O objetivo da ação é despertar na comunidade o combate à violência contra a mulher. Alagoas ocupa o primeiro lugar no ranque nacional no número de crimes contra a mulher. Por isso em 2017 o Estado aprovou a lei 9.718 que cria a campanha agosto lilás. Outra meta é divulgar a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 e que entrou em vigor em 22 de setembro do mesmo ano.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a lei Maria da Penha contribuiu para uma diminuição de cerca de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas.
O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países mais violentos do mundo no que se refere à violência doméstica contra mulheres. Cada dia mais denúncias relativas ao tema chegam à Justiça brasileira. Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) apontam que o número chega a quase um milhão, sendo dez mil casos de feminicídio.
A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou através do número 180, de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. A Prefeitura de Porto Calvo dispõe do Creas, que presta um serviço de acolhimento para as mulheres vítimas de violência.
Veja também
Últimas notícias
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
