Justiça

?28ª Vara realiza audiências em casa de acolhimento no Jacintinho

Ação dará andamento em processos envolvendo crianças e adolescentes que estão em situação de acolhimento institucional

Por Assessoria 09/10/2018 14h02
?28ª Vara realiza audiências em casa de acolhimento no Jacintinho
Centro Socioeducativo Deus Proverá fica no Jacintinho - Foto: Assessoria

A 28ª Vara Cível de Maceió (Infância e Juventude) realizará audiências concentradas no Centro Socioeducativo Deus Proverá, no bairro do Jacintinho, nesta quarta-feira (10) às 8h30. Esta é a segunda de oito visitas a abrigos da Capital, para conduzir as sessões.

O objetivo da ação é acelerar processos de adoção. De acordo com a juíza titular da 28ª Vara, Fátima Pirauá, estão previstas seis audiências durante a visita. 

A próxima visita será na quinta-feira (11) às 8h30, na Casa Lar, em Jacarecica, onde estão previstas sete sessões. Ao todo, serão 50 audiências nos abrigos da capital. O esforço concentrado ocorre semestralmente, seguindo orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante as sessões, são avaliados processos envolvendo crianças e adolescentes que estão acolhidos em casas de abrigo e envolvidos em casos de abandono, maus-tratos, negligência ou qualquer outra situação de risco.

Concentrando-se as audiências nos abrigos, os órgãos da Justiça verificam no local a situação das crianças, colhem informações com os responsáveis pelos abrigos e podem ouvir os próprios menores. Participam da força-tarefa membros do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras instituições de apoio.