Governador assina decreto que divide pagamento de ICMS
Assinatura ocorreu durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, na manhã desta quinta (27) e beneficia contribuintes que aderiram à campanha

O governador Renan Filho assinou, na manhã desta quinta-feira (27), o decreto que estabelece prazo especial para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido pelos contribuintes vinculados à campanha de promoção de vendas denominada Natal Premiado 2018. A assinatura ocorreu durante transmissão ao vivo (live) pelas redes sociais.
Renan Filho explicou que, por meio do decreto, o Governo do Estado divide em três parcelas o recolhimento do imposto gerado com as vendas de final de ano e que deveria ser pago de uma só vez, em janeiro.
“Nós estamos dividindo [o recolhimento do ICMS] em três parcelas, de aproximadamente um terço. Em janeiro, paga-se 34% e nos dois meses subsequentes, 33%. Isso colabora muito com a economia, porque é o Estado financiando o início do ano do lojista, a formação do seu estoque e a garantia de mais emprego temporário no comércio nesse final de ano”, observou o governador.
Conforme estabelecido pelo decreto, aos contribuintes varejistas regularmente inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado de Alagoas (Caceal), que aderiram à campanha Natal Premiado 2018, realizada de 1º a 31 de dezembro de 2018 pela Associação Comercial de Maceió, fica facultado o recolhimento do ICMS normal, relativamente às operações efetuadas em dezembro de 2018, em três parcelas mensais, iguais e consecutivas, sem juros ou multa.
Até o dia 9 de janeiro de 2019, deverá ser recolhida a primeira parcela de 34% do valor total; até 8 de fevereiro, a segunda de 33% e até 8 de março, a terceira, também de 33%. O decreto leva em consideração o pleito do segmento comercial e o aumento das vendas decorrentes da campanha Natal Premiado 2018, o que também gera incremento da arrecadação tributária do Estado.
“O objetivo do Natal Premiado 2018 é exatamente dividir o pagamento do ICMS do mês de janeiro para o comércio em três parcelas. Isso vai garantir (ao comerciante) um maior desempenho para o começo do ano e mais facilidade para ele formar novamente o estoque”, acrescentou Renan Filho.
Veja também
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
